DAF Trucks N.V.

DAF HQ building

O nome DAF Trucks N.V. tem uma origem familiar. A companhia Van Doorne’s Aanhangwagenfabriek N.V. foi fundada em 1 de abril de 1928, quando os irmãos Hub e Wim van Doorne criaram uma oficina de ferreiro. Apenas cinco anos depois, eles transformaram o modesto empreendimento em uma fábrica de trailers para, em 1949, produzir o primeiro caminhão DAF. Em 1950, a dupla abre uma nova empresa, para fabricar chassis de 3,5 e 6 toneladas e, logo depois, seus próprios motores.

Hub van Doorne, nascido bem na virada de século, em 1 de Janeiro de 1900, em uma pequena cidade chamada América, no Sul da Holanda, conheceu um comerciante, Mr. Huegens, que tinha uma cervejaria e uma fábrica de gelo. Huegens tinha um carro Stearns Knight, que costumava apresentar problemas. Toda vez que este motor especial parava de funcionar, o comerciante chamava Hub para ajudar, pois era a única pessoa que conseguia fazê-lo funcionar novamente. Huenges ficou tão impressionado com o conhecimento técnico de Hub van Doorne, que lhe ofereceu ajuda na criação de uma empresa.

E, no início de 1928, emprestou 10.000 Guilders holandeses com essa finalidade. Assim surgiu a DAF. Já faz mais de 80 anos que os irmãos van Doorne lançaram as bases para o que a DAF é hoje: um dos principais fabricantes mundiais de caminhões.

Em 1996, o Grupo PACCAR, quarto maior fabricante de caminhões do mundo, adquiriu as ações da DAF. Foi depois disso, entre 2001 e 2002, que a DAF lançou as séries CF, LF e XF. Três anos depois, a montadora apresentou o XF105 e, em 2006, os modelos LF e CF Euro 4 e 5. No mesmo ano, a DAF recebeu o prêmio International Truck of the Year 2007, com o XF105.

Em 2008, a companhia inaugurou seu Centro de Testes de Motores e, dois anos depois, toda sua gama de motores estava adequada à Enhanced Environmental (EEV). Em 2012, iniciou a produção do LF Hybrid, que utiliza um avançado sistema diesel/elétrico.

O terreno de Eindhoven, na Holanda, tem cerca de 1 milhão de m², abrigando a sede principal da DAF, o Centro de Design e as atividades de pesquisa e desenvolvimento. O complexo inclui ainda fábrica de motores, centro de testes, estamparia, fábrica de caminhões e o centro de distribuição de peças. O novo Centro de Distribuição de Peças (PDC), com 26.000m², foi concluído em março de 2013. A estrutura DAF na Europa é completada pela fábrica de Westerlo, na Bélgica, que produz cabines e eixos; pela Leyland, na Inglaterra, que produz caminhões e tem um CD; e ainda pelos centros de distribuição em Madri, Leyland, Budapeste e Moscou.

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