90 anos de excelência

Cover Page DAF 90 Anos

DAF 90 anos logo 250x

A DAF celebrou seus 90 anos de história em 1º de abril de 2018. Fundada em 1928, na cidade de Eindhoven, na Holanda, a companhia é subsidiária do grupo americano PACCAR desde 1996. Referência em tecnologia, atua com as marcas Kenworth e Peterbilt, e se uniu à DAF ampliando sua presença global, tornando-se uma das maiores produtoras de caminhões do mundo.

Eerste werkplaats


 

O que, a princípio, era apenas uma oficina de ferreiro, em 1933 se transformou em uma fábrica de pequenos implementos para, em seguida, começarem a produzir caminhões. O estilo arrojado dos irmãos Hub e Wim van Doorne, fundadores da marca, levou a DAF à vanguarda no mercado de caminhões.

1974_DKS_1160 

Um dos marcos na história da DAF foi a criação, em 1973, do turbo com intercooler, uma inovação que atendia à demanda por motores mais potentes com menor consumo de combustível. Posteriormente, essa tecnologia se mostrou indispensável para emitir gases menos poluentes.

FT95 superspacecap 

Em 1994, a empresa trouxe conceito da cabine Super Space, que definiu novos padrões em tamanho e conforto. A criação dos modelos que são sucesso mundial até os dias atuais começou alguns anos depois. Em 1997, foi desenvolvida a linha XF. No ano seguinte foi a vez do CF e, em 2001, os caminhões médios LF.

Assim, a DAF continua sendo uma das líderes de mercado e alcançando novos territórios em todo o mundo. Atualmente, a montadora conta com fábricas localizadas em Eindhoven, na Holanda; Westerlo, na Bélgica; Leyland, no Reino Unido; e Ponta Grossa, no Brasil.

No ano passado foram produzidos mais de 60 mil caminhões na Europa e Brasil, o melhor resultado dos últimos 9 anos.

Pioneirismo

1958 - DAF 600

A DAF foi a primeira empresa a lançar o câmbio CVT. Nos anos 1950 a montadora fabricava carros para atender a alta demanda da Europa pós-guerra. Em 1958 o modelo DAF 600 estreou com a primeira versão do câmbio Variomatic e o veículo era equipado com motor de 600cm² e 22cv.

Clique aqui e confira o vídeo.

Rally Dakar

1982 - 2800 Parijs-Dakar

Na década de 80 os caminhões DAF foram grandes estrelas no Rally Dakar. Os veículos ganharam destaque quando dirigidos pelo holandês Jon de Rooy que criou máquinas impressionantes como o DAF 95 Turbo Twin, equipado com dois motores diesel 11,6 litros de cilindrada montados no centro do chassi, logo atrás da cabine. A potência combinada era de 1.200 cavalos de potência e torque de 4.000 Nm, que levavam o caminhão a mais de 220km/h.

Tecnologias

2012_PACCAR_MX_13

Os motores da DAF utilizam um moderno sistema de injeção common rail, além de um turbo com geometria variável e controles avançados para aumentar a eficiência. Para atender ao Euro 6, os motores fazem uso tanto do sistema EGR (Recirculação dos Gases de Escape) quanto do SCR (Redução Catalítica Seletiva). Em comparação com o Euro 5, o Euro 6 tem redução de mais de 77% na emissão de óxido nitroso e de 66% na emissão de material particulado.

2017-06-DAF-XF-530-FAN

 
Em 2017, os modelos CF e XF foram remodelados na Europa garantindo maior eficiência de combustível com um consumo 7% menor. O torque máximo dos motores PACCAR MX-11 e MX-13 teve um aumento significativo, e está disponível a partir de 900 rpm, ampliando a faixa econômica e permitindo o trabalho do motor em menores rotações. Em sua nova versão, os motores PACCAR MX-13 agora podem gerar até 530cv e 2.600Nm de torque já a partir de 1.000 rpm.

DAF Caminhões Brasil

 

DAF-Brazil-factory-940 

A empresa chegou ao Brasil em 2011 e, em dois anos, construiu sua planta em Ponta Grossa, no Paraná. A unidade está situada em um terreno de 2,3 milhões de m², a maior área do Grupo PACCAR no mundo.

Desde a sua chegada, a marca conquistou o seu espaço no mercado com os modelos extrapesado XF105 e o pesado CF85. Em novembro de 2015, a unidade brasileira também passou a produzir os motores PACCAR MX, propulsor que integra os dois modelos de caminhões nacionais DAF.

Off road

Primeiro grande projeto da engenharia brasileira em parceria com a matriz na Holanda, a DAF Caminhões Brasil lançou em 2017 as versões off road dos modelos XF105 e CF85.

CF85 Off Road Madeira 1210x600

Focado em operações fora da estrada de cana e madeira, CF85 off road possui três opções de cabine: a Day Cab, com teto baixo; a Sleeper Cab, com teto baixo e cama; e a Space Cab, com cama e teto alto, a maior e mais espaçosa do segmento. A opção maior ainda tem como opcional o Skylight, faróis de teto, que proporcionam maior visibilidade durante operações noturnas em campo.

A linha XF105 off road conta com uma Space Cab com cama e os mesmos atributos da linha CF. Os dois modelos são equipados com motor PACCAR MX 13, de 12,9 litros. O CF85 com potência de 460 cv e o XF105 de 520 cv.

Edição comemorativa
 
 90 Years of DAF - DAF New XF and DAF A1800

 

Para celebrar os 90 anos da DAF, a sede na Holanda lançou uma edição limitada do XF105 na Europa. São 250 caminhões com cabine Super Space na versão 4x2 para os mercados do continente europeu e 6x2 para o Reino Unido e Irlanda.

Os veículos vêm equipados com um pacote de opcionais premium, faixas exclusivas, e design exterior diferenciado. Os modelos contam com três cores metálicas exclusivas, e uma versão artesanal do logo histórico foi inserida na frente do caminhão, bem como nas laterais e na parte traseira da cabine.

Confira abaixo mais fatos históricos destes 90 anos de excelência:

 

  • 1928 - Foundation

    Hub van Doorne inicia sua própria empresa.

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    1928 - Foundation

    Hub van Doorne inicia sua própria empresa.

    Descrição

    Hub van Doorne inicia sua própria empresa, com assistência financeira do Sr. Huenges, diretor e proprietário da Coolen’s Brewery e da Ice Factory: a Hub van Doorne Engineering Works and Repair Shop se torna realidade.

  • 1932 - Reboques

    Foi tomada a decisão de se concentrarem na produção de reboques e semirreboques.

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    1932 - Reboques

    Foi tomada a decisão de se concentrarem na produção de reboques e semirreboques.

    Descrição

    Foi tomada a decisão de se concentrarem na produção de reboques e semirreboques. O nome da empresa mudou para ‘Van Doorne’s Aanhangwagenfabriek N.V.’, ou D.A.F., abreviado.

  • 1933 - Peso Leve

    Várias construções revolucionárias começaram a ser desenvolvidas

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    1933 - Peso Leve

    Várias construções revolucionárias começaram a ser desenvolvidas

    Descrição

    Para a produção de reboques, várias construções revolucionárias foram desenvolvidas, tais como o chassis de peso leve, um sistema de acoplamento automático de semirreboque e um sistema de freios.

  • 1935 - TRADO

    Juntamente com o Capitão da Artilharia do Exército Holandês, Van der Trappen...

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    1935 - TRADO

    Juntamente com o Capitão da Artilharia do Exército Holandês, Van der Trappen...

    Descrição

    Together with Captain of artillery Van der Trappen of the Dutch army, Hub van Doorne develops the TRADO construction, to convert a single driven rear axle into a double driven tandem axles. Many 4x2 army vehicles are retrofitted with the TRADO axle.

  • 1936 - Reboque para contêineres DAF

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    1936 - Reboque para contêineres DAF

  • 1948 - Mudança de Nome

    O nome ‘Van Doorne’s Aanhangwagen Fabriek’ foi mudado para...

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    1948 - Mudança de Nome

    O nome ‘Van Doorne’s Aanhangwagen Fabriek’ foi mudado para...

    Descrição

    O nome ‘Van Doorne’s Aanhangwagen Fabriek’ foi alterado para ‘Van Doorne’s Automobiel Fabriek’.

  • 1949 - Chassis da DAF

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  • 1949 - Motor deslizante

    A DAF produz chassis de ônibus com motor deslizante...

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    1949 - Motor deslizante

    A DAF produz chassis de ônibus com motor deslizante...

    Descrição

    A DAF produz chassis de ônibus com motor deslizante.

  • 1949 - Chassis de Caminhão

    A DAF apresenta seu primeiro chassis de caminhão à imprensa...

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    1949 - Chassis de Caminhão

    A DAF apresenta seu primeiro chassis de caminhão à imprensa...

    Descrição

    DAF presents its first two truck chassis to the press: the A-30 (3 tonnes) and the A-50 (5 tonnes). The vehicles are characterized by a grille with seven chromium strips and form the basis for the forward control trucks (cab over engine).

  • 1950 - Nova Fábrica de Caminhões

    A nova fábrica de caminhões DAF é aberta...

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    1950 - Nova Fábrica de Caminhões

    A nova fábrica de caminhões DAF é aberta...

    Descrição

    A nova fábrica de caminhões da DAF é aberta. Estendendo-se por Geldropseweg em Eindhoven, a nova planta permite que a produção seja aumentada para 10-12 caminhões por semana.

  • 1951 - Grandes Pedidos Militares

    Grandes pedidos militares para caminhões 4x4 e 6x4 resultaram no desenvolvimento...

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    1951 - Grandes Pedidos Militares

    Grandes pedidos militares para caminhões 4x4 e 6x4 resultaram no desenvolvimento...

    Descrição

    Grandes pedidos militares para caminhões 4x4 e 6x4 resultaram no desenvolvimento de vários novos veículos: YA 318, um caminhão 6x4 do exército.

  • 1952 - YA126

    YA126, um caminhão 4x4 polivalente do exército....

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    1952 - YA126

    YA126, um caminhão 4x4 polivalente do exército....

    Descrição

    Em 1952 o YA126, um caminhão 4x4 polivalente do exército, entrou em produção.

  • 1953 - YA328

    Um caminhão 6x6 do exército recebeu uma transmissão exclusiva...

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    1953 - YA328

    Um caminhão 6x6 do exército recebeu uma transmissão exclusiva...

    Descrição

    O YA328, um caminhão 6x6do exército recebeu uma transmissão exclusiva em H. Cada roda tem seu próprio eixo de transmissão, localizado nas laterais do veículo, paralelo aos membros principais do chassis

  • 1955 - 1100/1300/1500

    Lançamento das séries 1100/1300 e 1500...

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    1955 - 1100/1300/1500

    Lançamento das séries 1100/1300 e 1500...

    Descrição

    Lançamento das séries 1100/1300 e 1500. Agora a grade possui seis faixas cromadas

  • 1955 - 10.000º Chassis

    Em 3 de maio, na presença de todos os 2.500 colaboradores...

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    1955 - 10.000º Chassis

    Em 3 de maio, na presença de todos os 2.500 colaboradores...

    Descrição

    Em 3 de maio, na presença de todos os 2.500 colaboradores, é entregue o 10.000º chassis de caminhão.

  • 1957 - Fábrica de motores da DAF

    Inauguração da fábrica de motores da DAF...

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    1957 - Fábrica de motores da DAF

    Inauguração da fábrica de motores da DAF...

    Descrição

    Inauguração da fábrica de motores da DAF, para a produção sob licença dos motores Leyland, seguida posteriormente pelos motores desenvolvidos pela DAF. A capacidade inicial é de quatro motores por hora.

  • 1957 - Série 2000

    A DAF apresenta uma nova série de chassis para caminhões pesados...

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    1957 - Série 2000

    A DAF apresenta uma nova série de chassis para caminhões pesados...

    Descrição

    A DAF apresenta uma nova série de chassis para caminhões pesados, a série 2000, com motor Leyland de 11,1 litros construído pela DAF. Ele tem capacidade para 10 toneladas no eixo traseiro, única naquela época.

  • 1957 - Chassis Coberto

    Para atender à demanda de segmentos de mercado específicos...

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    1957 - Chassis Coberto

    Para atender à demanda de segmentos de mercado específicos...

    Descrição

    Para atender à demanda de segmentos de mercado específicos, foi lançado as séries 12 e 15 de chassis cobertos.

  • 1958 - 1º automóvel de passageiros

    Os irmãos Van Doome realizam um de seus sonhos...

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    1958 - 1º automóvel de passageiros

    Os irmãos Van Doome realizam um de seus sonhos...

    Descrição

    Os irmãos Van Doome realizam um de seus sonhos: a produção de um automóvel de passageiros. O número total dos "pequenos DAFs", com a famosa transmissão Variomatic, chegou a 800.000.

  • 1958 - Fábrica de Eixos

    A DAF inicia a produção de seus próprios eixos traseiros.

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    1958 - Fábrica de Eixos

    A DAF inicia a produção de seus próprios eixos traseiros.

    Descrição

    A DAF inicia a produção de seus próprios eixos traseiros.

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