sexta-feira, 27 de abril de 2018 | Bellevue, Washington

PACCAR atinge recorde de receitas trimestrais e lucros excelentes


Recorde trimestral de entregas globais de caminhões e vendas de peças impulsionaram os resultados

Peterbilt 579, DAF XF e Kenworth T680
PACCAR earnings visual

“A PACCAR reportou receitas trimestrais recordes e excelente lucro líquido no primeiro trimestre de 2018”, disse Ron Armstrong, CEO. “A PACCAR se beneficiou do recorde de entregas trimestrais de caminhões, impulsionadas pela forte participação de mercado e robusta demanda global por caminhões. Estou muito orgulhoso de nossos 26.000 colaboradores, que entregaram produtos e serviços líderes da indústria aos nossos clientes”.

As vendas líquidas e as receitas dos serviços financeiros no primeiro trimestre de 2018 foram de US$5,65 bilhões, 33% maior que os US$4,24 bilhões ganhos no primeiro trimestre de 2017. A PACCAR obteve receita líquida de US$512,1 milhões (US$1,45 por ação diluída) no primeiro trimestre deste ano; 65% maior que os US$310,3 milhões (US$0,88 por ação diluída) obtidos no mesmo período do ano passado.

Ron Armstrong acrescentou: “o excelente balanço e o sólido fluxo de caixa operacional da PACCAR permitiram que a empresa investisse US$3,0 bilhões em novas instalações, produtos e serviços durante os últimos cinco anos. Os novos veículos da Kenworth, Peterbilt e DAF, e o trem de força integrado da PACCAR, aprimoraram as instalações de produção de caminhões e motores. Os novos centros de distribuição da PACCAR Parts (PDCs) e as lojas TRP estão contribuindo para o crescimento da PACCAR em longo prazo”.

Destaques – primeiro trimestre de 2018

Os destaques dos resultados financeiros da PACCAR durante o primeiro trimestre de 2018 incluem:

  • Recorde de vendas consolidadas e receitas líquidas de US$5,65 bilhões;
  • Lucro líquido de US$512,1 milhões;
  • Recorde de receitas da PACCAR Parts de US$939,9 milhões e lucros antes dos impostos de US$191,8 milhões;
  • Caixa fornecido pelas operações no valor de US$528,5 milhões;
  • Despesas com pesquisa e desenvolvimento no valor de US$76,0 milhões;
  • Caixa de produção e títulos negociáveis no valor de US$3,47 bilhões;
  • Excelente patrimônio líquido de US$8,57 bilhões.

“A PACCAR obteve notável desempenho financeiro no primeiro trimestre de 2018. O aumento da demanda de caminhões e peças pós-vendas, e a excelente alavancagem operacional devido ao aumento da produção, entrega de caminhões, peças, e outras margens brutas, foram de 14,8%”, observou Harrie Schippers, Presidente e CFO da PACCAR. “Os lucros líquidos trimestrais também aumentaram devido à nova lei fiscal dos EUA. A PACCAR obteve uma média anual de US$2,4 bilhões em fluxo de caixa operacional nos últimos cinco anos. Os recentes investimentos da PACCAR em instalações para produção de caminhões e motores, deram capacidade para a companhia continuar a aumentar sua participação de mercado. Os fornecedores parceiros tiveram um bom desempenho com o au mento da produção da indústria”.

Mercados globais de caminhão

“Os pedidos da indústria de caminhões Classe 8, no primeiro trimestre de 2018, nos EUA e Canadá, mais do que dobraram em relação ao mesmo período do ano passado”, disse Gary Moore, Vice-Presidente Executivo da PACCAR. O mercado de caminhões reflete a forte economia e a excelente demanda por frete. Aumentamos nossa estimativa de vendas no varejo de caminhões Classe 8 em 2018 para os EUA e Canadá, para uma faixa de 265.000-285.000 veículos”.

Os pedidos da DAF para caminhões acima de 16 toneladas aumentaram 41% no primeiro trimestre de 2018, em comparação com o mesmo período do ano passado. “A nova instalação para pintura de última geração da DAF, no valor de US$110 milhões em Westerlo, na Bélgica, expandiu a capacidade de produção, permitindo que a companhia aumentasse a participação neste forte mercado de caminhões este ano”, disse Preston Feight, Presidente da DAF e Vice-Presidente da PACCAR. “A DAF atingiu excelente participação de mercado no primeiro trimestre de 2018 no segmento europeu de caminhões acima de 16 toneladas para 16,4%”. Estima-se que o emplacamento de caminhões europeus esteja na faixa de 300.000-320.000 veículos em 2018.

Recentemente, a PACCAR aumentou seus investimentos na América do Sul, expandindo sua primeira linha de caminhões da DAF no Brasil e na região andina, e abrindo um novo Centro de Distribuição de Peças na Cidade do Panamá. O mercado brasileiro para caminhões acima de 16 toneladas tem projeção de aumentar para 40.000-45.000 veículos em 2018, em comparação com os 32.000 do ano passado. “A expansão do mercado de caminhões e a maior participação de mercado da DAF Brasil impulsionaram o aumento da produção”, disse Michael Kuester, Presidente da DAF Brasil.

Peterbilt lança novo modelo 579 UltraLoft

O Modelo 579 UltraLoft da Peterbilt oferece aos clientes uma cabine com leito integrado, com teto alto, que aumentam o conforto e a eficiência operacional do condutor. As dimensões do UltraLoft representam um aumento de 18% do espaço interno, dando aos condutores as melhores acomodações dessa classe. “O espaço do Modelo 579 UltraLoft da Peterbilt o torna uma excelente carreta para longas rotas de transporte, direção em equipe e treinamento de condutores”, disse Jason Skoog, Vice-Presidente da PACCAR e Gerente-Geral da Peterbilt. “Os clientes gostam da maior eficiência de combustível, resultante do peso leve do veículo e do design aerodinâmico aprimorado”.

Peterbilt 579 UltraLoft PNG

PACCAR Parts obtém receitas e lucros recordes

Os 18 Centros de Distribuição da PACCAR Parts dão suporte a 2.200 locais de vendas, peças e serviços para os revendedores da DAF, Kenworth e Peterbilt. A PACCAR Parts obteve um ganho recorde, antes do pagamento de impostos, de US$939,9 milhões no primeiro trimestre de 2018, 19% maior que os US$786,7 milhões no mesmo período do ano passado.

“A PACCAR Parts obteve um crescimento em vendas anuais de 8%, em média, sobre os últimos 15 anos”, disse David Danforth, Vice-Presidente e Gerente Geral da PACCAR Parts. “Esse excelente desempenho foi impulsionado pelos investimentos em Centros de Distribuição, aumento nas localizações de revendedores, incluindo lojas TRP, expansão da marca PACCAR e das linhas de produtos TRP, serviços de frota e programas de e-commerce, que são líderes da indústria, e um número crescente de caminhões e motores PACCAR em operação”.

Os sofisticados sistemas de logística da PACCAR Parts estão impulsionando a eficiência, líder da indústria, dos revendedores da DAF, Kenworth e Peterbilt, e das lojas TRP. A PACCAR Parts despachou um recorde de 16 milhões de linhas de pedidos globais a partir de seus Centros de Distribuição em 2017. “A cadeia de suprimentos integrada da PACCAR Parts permite que os clientes aumentem sua produtividade e rentabilidade”, disse Laura Bloch, Gerente Geral Adjunta de Operações da PACCAR Parts.

Reconhecimento da indústria

A fábrica de caminhões da PACCAR em Ste-Thérése, no Canadá, ganhou o prestigiado Prêmio de Liderança na Fabricação 2018 do Conselho de Liderança em Fabricação da Frost & Sullivan em reconhecimento aos avanços em sua tecnologia de produção. A PACCAR St-Thérése foi homenageada por seu uso inovador de tecnologia em veículos guiados automaticamente para aumentar a capacidade de montagem, eficiência e segurança. “Os colaborados da planta da PACCAR St-Thérése se dedicam a construir os caminhões médios da maior qualidade da indústria. Os clientes da Kenworth e Peterbilt se beneficiaram das inovações de nossa fábrica e compraram um número recorde de caminhões médios em 2017” disse Chakib Toubal-Seghir, Gerente da planta Ste-Thérèse da PACCAR.

Fabrica PACCAR Canada Ste Therese

Investimentos de capital e pesquisa e desenvolvimento

Os excelentes lucros de longo prazo da PACCAR, o forte balanço e intenso foco na qualidade, tecnologia e produtividade capacitaram a empresa a investir US$6,1 bilhões em instalações de classe mundial, produtos inovadores e novas tecnologias no decorrer da última década. “Em 2018, as despesas de capital de US$425-475 milhões e as despesas com pesquisa e desenvolvimento no valor de US$300-320 milhões visam novos modelos de caminhão, trens de força integrados, incluindo tecnologias híbridas e de célula de combustível de hidrogênio, designs de caminhões melhorados aerodinamicamente, sistemas avançados de assistência ao condutor, conectividade de caminhões, e expansão das instalações de produção e distribuição de peças&rdq uo;, comentou George West, Vice-Presidente da PACCAR.

Recentemente, a PACCAR investiu US$70 milhões em equipamentos de usinagem de última geração em suas fábricas de motores de Columbus, Mississippi e Eindhoven, na Holanda. “Esses equipamentos aumentam a capacidade de produção dos motores e dão suporte ao crescimento da Peterbilt, Kenworth e DAF”, disse Kyle Quinn, Chief Technology Officer da PACCAR.

Fabrica Motores Columbus Mississippi

Empresas de serviços financeiros obtém bons resultados

A PACCAR Financial Services (PFS) têm um portfólio de 187.000 caminhões e reboques, perfazendo um total de ativos de US$13,59 bilhões. A PACCAR Leasing, uma grande empresa de leasing de caminhões para todos os tipos de serviços na América do Norte e Europa, com uma frota de mais de 37.000 veículos, está incluída neste segmento. A PFS obteve uma renda antes da dedução de impostos no primeiro trimestre de 2018 de US$67,5 milhões, 19% maior que os US$56,8 milhões ganhos no quarto trimestre de 2017. As receitas do primeiro trimestre de 2018 foram de US$332,2 milhões, em comparação com US$302,2 milhões em 2017. “O portfólio da PFS teve um bom desempenho durante o primeiro trimestre de 2018”, disse Bob Bengston, Vice-Presidente Sênior da PACCAR. “No pri meiro trimestre, a demanda da indústria por caminhões usados foi forte, com aumento nos preços. Os valores de revenda da Kenworth e da Peterbilt continuam a ter um ágio de 10-20% sobre os caminhões da concorrência. O forte balanço da PACCAR, complementado por suas classificações de crédito A+/A1, permitem que a PFS ofereça financiamentos competitivos no varejo para as concessionárias e para os clientes da Kenworth, Peterbilt e DAF, em 24 países, em quatro continentes”.

A PACCAR Financial Corp. (PFC) recentemente abriu um novo centro de remarketing de caminhões em Fontana, na Califórnia, perto de Los Angeles. A nova instalação complementa os centros de remarketing de caminhões da PFC em Minooka, Illinois, Salt Lake City, Utah e Spartanburg, na Carolina do Sul. Todd Hubbard, Presidente da PFC, observou, “A PFC continua a aprimorar suas capacidades de remarketing de caminhões, refletindo os excelentes produtos de leasing e financeiros para os populares caminhões da Peterbilt e Kenworth”.

A PACCAR é líder global de tecnologia em projeto, fabricação e suporte aos clientes de caminhões leves, médios e pesados de alta qualidade, das marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e fabrica motores a diesel avançados, fornece serviços financeiros e tecnologia da informação, e distribui peças de caminhão relacionadas ao seu principal negócio.

 


 

 

Esta divulgação contém “declarações preditivas” dentro do significado da Private Securities Litigation Reform Act. Essas declarações são baseadas nas atuais expectativas da diretoria, e estão sujeitas a incertezas e mudanças nas circunstâncias. Os resultados reais poderão divergir materialmente daqueles incluídos nestas declarações, devido a uma grande variedade de fatores. Mais informações sobre esses fatores estão contidas nos arquivos da PACCAR junto à Securities and Exchange Commission.