vacina

Caminhoneiros terão direito a vacina da gripe a partir do dia 16 de abril

 
  • quarta-feira, 15 de abril de 2020
  • Ponta Grossa, Brasil
  • DAF Caminhões Brasil
 

Profissionais considerados essenciais foram incluídos na segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe

 

O Ministério da Saúde incluiu profissionais essenciais, como os caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo, na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O anúncio da inclusão destas categorias na campanha foi feito pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e o da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. 

Segundo Mandetta, como as escolas estão com as atividades paralisadas, o Ministério da Saúde decidiu priorizar os profissionais que estão na linha de frente, sendo expostos diariamente e prestando serviços essenciais. Além dos caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo, a segunda fase da vacinação também conta com portuários, profissionais de segurança e salvamento e doentes crônicos.

Neste ano, a campanha de vacinação foi adiantada de abril para março por conta da pandemia do coronavírus. Apesar da vacina não ter eficácia contra o novo vírus, ela previne de doenças com sintomas parecidos, como a H1N1.

Outra ação pensada para os caminhoneiros é a atualização diária do aplicativo InfraBR com a localização de postos de combustíveis, restaurantes, oficinas, borracharias e lojas de autopeças abertos nas estradas.

Como comprovar que é caminhoneiro?

As vacinas contra a gripe estarão disponíveis para os caminhoneiros a partir do dia 16 de abril em unidades de saúde selecionadas em todo o Brasil. Na unidade, o profissional deve apresentar um documento de comprovação da sua atuação, como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira sócio do sindicato de transportes, carteira de motorista ou crachá funcional.

Verifique em sua cidade quais são as unidades de saúde disponíveis para vacinação.