A DAF respeita a sua privacidade. Utilizamos cookies para diversos fins, como para a funcionalidade do site, para melhorar sua experiência em nosso site, para construir uma integração com redes sociais e para ajudar a direcionar atividades de marketing dentro e fora do nosso site. Ao continuar sua visita em nosso site, você concorda com o uso de cookies. No entanto, caso você queira personalizar suas preferências de cookies, clique em 'Alterar configurações' abaixo. Você pode retirar seu consentimento a qualquer momento. Para obter mais informações, visite nosso Aviso sobre cookies.

DAF historic logo for video

História

Tradição, qualidade e excelência

 
 

Principais marcos

 


Fundada em 1928

A DAF celebrou seus 90 anos de história em 1º de abril de 2018. Fundada em 1928, na cidade de Eindhoven, na Holanda, a companhia é subsidiária do grupo americano PACCAR desde 1996. Referência em tecnologia, atua com as marcas Kenworth e Peterbilt, e se uniu à DAF ampliando sua presença global, tornando-se uma das maiores produtoras de caminhões do mundo.


 
Fundada em 1928
 
1974_DKS_1160

Turbo com Intercooler

Um dos marcos na história da DAF foi a criação, em 1973, do turbo com intercooler, uma inovação que atendia à demanda por motores de caminhões mais potentes e com menor consumo de combustível. Posteriormente, essa tecnologia se mostrou indispensável para emitir gases menos poluentes.

 

 

Cabine Super Space 

Em 1994, a empresa trouxe conceito da cabine Super Space, que definiu novos padrões em tamanho e conforto. A criação dos modelos que são sucesso mundial até os dias atuais começou alguns anos depois. Em 1997, foi desenvolvida a linha XF. No ano seguinte foi a vez do CF e, em 2001, os caminhões médios LF.

FT95 superspacecap 94
 
 
1958-statiefoto-DAF-600

Pioneirismo

A DAF foi a primeira empresa a lançar o câmbio CVT. Nos anos 1950, a montadora fabricava carros para atender a alta demanda da Europa pós-guerra. Em 1958, o modelo DAF 600 estreou com a primeira versão do câmbio Variomatic e o veículo era equipado com motor de 600cm² e 22cv.

Clique aqui e confira o vídeo.

 
 

Rally Dakar

Na década de 1980, os caminhões DAF foram grandes estrelas no Rally Dakar. Os veículos ganharam destaque quando dirigidos pelo holandês Jon de Rooy que criou máquinas impressionantes como o DAF 95 Turbo Twin, equipado com dois motores diesel 11,6 litros de cilindrada montados no centro do chassi, logo atrás da cabine. A potência combinada era de 1.200 cavalos de potência e torque de 4.000 Nm, que levavam o caminhão a mais de 220 km/h.

1982-NAT-2800-Parijs-Dakar
 
 
2012-PACCAR-MX-13

Tecnologias

Os motores da DAF utilizam um moderno sistema de injeção Common Rail, além de um turbo com geometria variável e controles avançados para aumentar a eficiência do seu caminhão. Para atender ao Euro 6, os motores fazem uso tanto do sistema EGR (Recirculação dos Gases de Escape) quanto do SCR (Redução Catalítica Seletiva). Em comparação com o Euro 5, o Euro 6 tem redução de mais de 77% na emissão de óxido nitroso e de 66% na emissão de material particulado.

 
 

Modelos CF e XF (Euro 6)

Em 2017, os caminhões DAF CF e XF foram remodelados na Europa garantindo maior eficiência de combustível, com um consumo 7% menor. O torque máximo dos motores PACCAR MX-11 e MX-13 teve um aumento significativo, e está disponível a partir de 900 rpm, ampliando a faixa econômica e permitindo o trabalho do motor em menores rotações. Em sua nova versão, os motores PACCAR MX-13 agora podem gerar até 530cv e 2.600 Nm de torque já a partir de 1.000 rpm.

2017-06-DAF-XF-530-FAN
 
 
DAF-Caminhoes-premisses-factroy-outside

 DAF Caminhões Brasil 

A empresa chegou ao Brasil em 2011 e, em dois anos, construiu sua planta em Ponta Grossa, no Paraná. A unidade está situada em um terreno de 2,3 milhões de m², a maior área do Grupo PACCAR no mundo.

Desde a sua chegada, a marca conquistou o seu espaço no mercado com os caminhões extrapesado XF105 e o pesado CF85. Em novembro de 2015, a unidade brasileira também passou a produzir os motores PACCAR MX, propulsor que integra os dois modelos de caminhões nacionais DAF.

 
 

DAF Off-Road

Primeiro grande projeto da engenharia brasileira em parceria com a matriz na Holanda, a DAF Caminhões Brasil lançou, em 2017, as versões off-road dos caminhões XF105 e CF85.

CF85-Off-Road-Madeira-1210x600
 
 
90-Years-of-DAF-DAF-New-XF-and-DAF-A1800-landscape

Edição comemorativa de 90 anos

Para celebrar os 90 anos da DAF, a sede na Holanda lançou uma edição limitada do XF105 na Europa. São 250 caminhões com cabine Super Space na versão 4x2 para os mercados do continente europeu e 6x2 para o Reino Unido e Irlanda. 

Os veículos vêm equipados com um pacote de opcionais premium, faixas exclusivas, e design exterior diferenciado. Os modelos contam com três cores metálicas exclusivas, e uma versão artesanal do logo histórico foi inserida na frente do caminhão, bem como nas laterais e na parte traseira da cabine.

 
 

PACCAR Financial

A PACCAR Financial, instituição financeira do grupo PACCAR, começou a operar no Brasil no ano de 2019. Com o investimento inicial de R$ 100 milhões, a instituição passou a ser a principal porta de acesso ao crédito para a aquisição de caminhões DAF.

A PACCAR Financial atua em mais de 26 países e oferece serviços de qualidade, com foco nas necessidades específicas dos clientes.

Novo DAF XF personalizado PACCAR Financial
 
 
Nova linha DAF CF

Nova Linha DAF

Os modelos DAF XF e CF europeus reformulados em 2017 ganharam suas versões adaptadas para as estradas brasileiras em 2020 e 2021, respectivamente. Modelos ainda mais econômicos, eficientes e confortáveis, além de atraentes.

Os novos DAF XF está disponível nas configurações de tração 6x4, 6x2 e 4x2, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de longa distância.

Já a nova Linha CF, além dos novos modelos rodoviários 4x2 e 6x2, e off-road 6x4, ainda conta com o modelo rígido 8x2, voltado ao transporte intermunicipal de médias e curtas distâncias, e o novo motor PACCAR MX-11, lançamentos DAF 2021.