DAF in Action
Serviços ao Cliente
Tão importante quanto conquistar, é fidelizar o cliente.
A DAF Caminhões Brasil trabalha continuamente para essa realidade.
Em apenas sete anos de operação no país, a montadora conquistou 8,6% de market share em 2020, com mais de 12 mil caminhões em circulação pelas estradas do país. O pós-venda tem papel essencial nessa conquista, e é foco de aprimoramento contínuo.
DAF Multisuporte
O DAF Multisuporte entrou reforçado em 2021.
Agora, são quatro tipos de contratos para ajudar a melhorar a gestão da frota dos clientes, visando maximizar a produtividade e minimizar os custos operacionais.
Óleos e Filtros

Óleos e Filtros Plus

Preventivo

Pleno

DIRETORIA DE SERVIÇOS AO CLIENTE
Atenta ao relacionamento próximo com o cliente, a DAF acaba de criar a Diretoria de Serviços ao Cliente. Com isso, Adcley Souza assumiu, recentemente, como Diretor de Serviços ao Cliente. O executivo tem mais de 25 anos de experiência no segmento de caminhões e está na companhia desde 2012, onde ocupou anteriormente cargos de Gerente e Diretor de Desenvolvimento de Concessionárias.

Adcley Souza, Diretor de Serviços ao Cliente
PACCAR Financial
Excelentes Resultados! Para este ano, a instituição tem várias novidades que trarão ainda mais conquistas.
A PACCAR Financial iniciou o ano comemorando os resultados de 2020, com a superação dos desafios em reflexo da pandemia do coronavírus. Foi um período de excelentes conquistas, com um time unido e aproveitando novas oportunidades.
A instituição encerrou o ano de 2020 com R$ 658 milhões em sua carteira de crédito, um crescimento de 33% em comparação ao ano de 2019, quando o montante foi de R$ 495 milhões. Outro destaque é que, até dezembro do ano passado, a PACCAR Financial financiou mais de 1.100 unidades de caminhões DAF por meio da modalidade de CDC (Crédito Direto ao Consumidor). Isso representa uma participação média nas vendas DAF de 29% no período.
Durante todo o ano, a instituição propiciou condições atrativas para os clientes da marca, com taxas de juros especiais.
Para conquistar esses resultados, a instituição realizou diversas ações, como estreitar o relacionamento com parceiros de negócios, com suporte para promover mais economia nas negociações, a criação da campanha do Novo XF com condições exclusivas para financiamento e campanhas de incentivo com bonificação para a Rede de Concessionárias DAF. “Temos muito a comemorar, pois ultrapassamos os desafios do mercado em geral, fomos ágeis, assertivos e focados na conquista desses importantes resultados”, comenta João Petry, Diretor Geral da PACCAR Financial no Brasil.

Planos Futuros
Neste ano, a instituição trabalha com foco para atingir 35% de participação nas vendas de caminhões da montadora. Nesse sentido, a primeira novidade é o lançamento do Programa de Financiamento para a Rede de Concessionária, com o objetivo de bonificar aquelas que tiveram vendas financiadas pela PACCAR Financial acima de 30%.
Para este ano, a PACCAR Financial também planeja o lançamento de três produtos: o Finame, no primeiro semestre; o Leasing e o Capital de Giro para as concessionárias, ambos no segundo semestre do ano.

João Petry, Diretor Geral da PACCAR Financial no Brasil
“Teremos, em breve, o portal do cliente e, no próximo semestre, a assinatura eletrônica, automatizando todo o processo de aprovação de crédito, que facilitará muito para os nossos clientes."
Linha de Peças RX
Economia, Qualidade e Sustentabilidade
A PACCAR Parts acaba de lançar a linha de Peças RX, composta por Peças Genuínas DAF já existentes no portfólio. A diferença é que o cliente ganha vantagens na compra se devolver a peça usada que está sendo substituída.

Parts Scan: Leitura Fotográfica
Para adquirir peças genuínas DAF e multimarcas TRP, o Webshop, plataforma online exclusiva para clientes cadastrados, conta com um recurso ágil e seguro, o Parts Scan. Com esta ferramenta, o cliente pode fotografar uma peça ou um código e, automaticamente, o sistema reconhece a imagem e apresenta informações, como disponibilidade na concessionária, preço e prazo de entrega, direto na tela do computador ou smartphone. Assim, é possível, de modo fácil e rápido, encontrar a peça pesquisada, sem a necessidade de navegação pela plataforma.
TRP prevê chegar a 10 lojas neste ano
Com o objetivo de estar presente nos principais pontos de circulação de caminhões em todo o país, a TRP Multimarcas vem ampliando a sua participação no mercado brasileiro e planeja atingir a meta de 10 Lojas TRP pelo Brasil, até dezembro.
Atualmente, há quatro lojas TRP em operação, sendo três delas inauguradas em 2020. A primeira foi aberta pelo Grupo Du Gregório em Estreito (MA). A segunda loja em Divinópolis (MG), pertence ao Grupo Sancar; e a terceira é do Grupo Fornecedora e está situada em Bom Jesus (PI). A quarta loja também é da Du Gregório e está situada em São Luis do Maranhão (MA).
As Lojas TRP têm um conceito similar a um distribuidor regional. Ou seja, atuam na venda de peças de reposição TRP e Genuínas DAF para o segmento de veículos pesados, como oficinas mecânicas, caminhoneiros autônomos ou pequenos transportadores de cargas. O estabelecimento se destaca também pela oferta de serviços de reparo e manutenção que podem ser executados na própria loja, com ferramental de suporte igual a uma oficina de uma concessionária.
Lojas TRP no Brasil:

Bom Jesus (PI)
Grupo Fornecedora

Divinópolis (MG)
Grupo Sancar

Estreito (MA)
Grupo Du Gregório

São Luis (MA)
Grupo Du Gregório
Expansão da Rede: 100% de Cobertura Nacional
Após os resultados positivos da DAF Caminhões Brasil em 2020, e visando continuidade em 2021, a empresa mantém o seu plano de expansão.
Prova disso é que, neste início de ano, a DAF assinou a concessão para a primeira concessionária do Grupo Nissey, em Vilhena (RO),que entrou em funcionamento em abril. Além disso, há mais duas novas concessionárias no Rio Grande do Sul: Eldorado, em Passo Fundo, e nova Austral, em Caxias do Sul.
Concessionárias DAF recentemente inauguradas:

DAF Eldorado Passo Fundo (RS)

DAF Austral Caxias do Sul (RS)

DAF Nissey Vilhena (RO)
Até o final do ano, o objetivo é atingir 44 concessionárias, além de passar de 4 lojas TRP para 10 novas lojas TRP, totalizando 54 pontos, com cobertura de 100% do território nacional.
Com essa expansão, a DAF está presente nas cinco regiões do país, fortalecendo a Rede para a oferta dos novos modelos da linha CF e do Novo XF. A empresa tem um compromisso de longo prazo com o Brasil, por ser um mercado estratégico para o seu crescimento. O objetivo é, ano a ano, atingir as metas de vendas, além de agregar mais qualidade aos serviços. A DAF desenvolve um trabalho muito próximo aos concessionários, atentos às suas necessidades e, frequentemente, reforça e orienta quanto à importância do atendimento diferenciado e ágil aos clientes.
Outro fator importante é que, com essa estratégia, a empresa começa a substituir os Postos de Serviços Autorizados por concessionárias com estrutura completa de produtos e serviços, elevando o padrão de qualidade, além de gerar novos pontos de venda para os clientes DAF.
Rede DAF no Brasil
Mais de 2 mil unidades do Novo XF estão nas estradas
Lançado em agosto do ano passado, o Novo XF apresenta alto índice de satisfação entre os clientes. Prova disso é que a DAF já comercializou mais de 2 mil unidades do Novo XF.
O caminhão está em evidência entre os motoristas, principalmente pelos seus atributos de design, robustez, conforto, segurança e tecnologia aliados a um consumo de combustível até 14% menor em comparação à versão anterior.
O Novo XF está com uma ótima aceitação entre os clientes DAF, tornando-se em pouco tempo um sonho de consumo. "Os caminhões chegaram às concessionárias em setembro do ano passado e as primeiras unidades começaram a ser entregues no
mês seguinte. Atualmente, cerca de 30% dos caminhões em produção possuem o pacote Safety, que traz inúmeros recursos
para melhorar a dirigibilidade, a segurança e o consumo de combustível. Um dos exemplos é o Controle de Cruzeiro Preditivo, que funciona como um piloto automático. Com a ajuda do GPS e de uma leitura de relevo, o CCP pode propiciar, em grande parte das operações, um consumo inteligente de combustível”, ressalta Antenor Frasson Jr., Diretor de Vendas da DAF Caminhões Brasil.
Outros recursos tecnológicos que podem contribuir com a melhor condução são o Assistente de Performance do Condutor, Sensores de Pressão dos Pneus, Monitor de Nível de Energia da Bateria, Sistema de Frenagem de Emergência Avançada, Controle de Estabilidade do Veículo, Sistema de Aviso de Saída da Faixa e Controle de Cruzeiro Adaptativo.
Benefícios para os motoristas
Do ponto de vista dos clientes, um dos grandes diferenciais do Novo XF é a economia de combustível. Além da tecnologia embarcada, o novo motor PACCAR MX-13, de 12,9 litros, gera menor atrito em seus componentes internos, garantindo maior potência, torque maior e baixa rotação. O conjunto mecânico recebeu um módulo de arrefecimento com capacidade 30% maior, também visando a economia de combustível. Acrescenta-se a isso a nova transmissão ZF TraXon automatizada, com 12 velocidades, que possui novo desenho e melhoria nas relações e, por consequência, melhor efi ciência. Tudo isso resulta em um significativo ganho no custo operacional para os clientes.
“O conjunto tecnológico foi concebido para melhorar a dirigibilidade, a segurança e o consumo de combustível, que auxiliam os motoristas no dia a dia. Trata-se de um caminhão de altíssima qualidade, totalmente adequado às necessidades do transportador para as operações realizadas de norte ao sul do país”.

Showroom Virtual DAF
Uma experiência única.
Para os clientes DAF que querem conhecer a nova Linha CF, virtualmente, em função da pandemia do coronavírus, a DAF Caminhões Brasil fez um aprimoramento em seu showroom virtual, disponibilizando os novos CF.
Quem visitar o Showroom DAF, terá acesso a diversos conteúdos sobre os caminhões, peças e serviços financeiros. Além disso, poderá utilizar o recurso de realidade aumentada para ter uma experiência diferenciada, ressaltando os atributos da linha de caminhões.
Cliente DAF cria Corrente do Bem
Para contribuir com instituições e comunidades, a Bandeira Transportes, situada em Salto de Pirapora, interior de São Paulo, criou o projeto Caminhão de Deus.
Com a iniciativa do Caminhão de Deus, a Bandeira Transportes realizou, recentemente, a doação de cerca de três mil cestas básicas para o município de Aparecida do Norte (SP), que devido à pandemia do coronavírus, tem muitas famílias em situação vulnerável.
“A cidade tem como fonte de renda o turismo e o momento que vivemos, exigindo o fechamento do comércio, tem gerado muitas dificuldades. Tive o apoio de amigos, parceiros e empresas para adquirir as cestas básicas", comenta Fábio Barbero, proprietário da Bandeira Transportes.

Bandeira Transportes
Em operação há 31 anos, a Bandeira Transportes está localizada em Salto de Pirapora (SP), tem uma unidade em Mossoró (RN) e um armazém em Santos (SP), atendendo, principalmente, as empresas de papel e concreteiras. Recentemente, adquiriu um DAF Novo XF 460 cv 6x2, na concessionária Via Trucks, em Guarulhos (SP), que foi transformado no "Caminhão de Deus". “Todo o faturamento arrecadado mensalmente com este caminhão, destinarei a uma iniciativa social, seguindo o que vem do meu coração, para retribuir a Deus tudo o que conquistei na vida”, finaliza Barbero.
Novo DAF XF é a melhor Solução para o Transporte!

Vanildo Barcelos Rodrigues, motorista do Grupo Cereal, cliente da DAF Somafertil.
“O Grupo Cereal, situado no sudoeste do estado de Goiás, atua há cerca de 40 anos nos segmentos de industrialização de soja em farelo e óleo degomado, comercialização de grãos, fabricação de ração animal e, este ano, vai inaugurar uma usina de biodiesel. Há um ano, nos tornamos cliente DAF. Hoje, temos uma frota de 85 caminhões, dos quais 20 são DAF, dentre modelos novos do XF e antigos, adquiridos com a DAF Somafertil. Os veículos são utilizados para rodar num raio de 200 quilômetros de Rio Verde (GO), local onde está localizado o nosso parque industrial. Os principais trajetos são os armazéns e fazendas dos nossos clientes, os produtores de soja.
No dia a dia, os motoristas destacam a mecânica descomplicada, garantindo maior disponibilidade e economia de combustível, impactando em redução de custos. Outro ponto que agrada muito é a inteligência do câmbio no tempo de marcha, eliminando a intervenção do motorista em algumas situações de condução. Soma-se a isso à segurança, à estética e ao conforto para o condutor. Quanto à concessionária, a experiência também é positiva. Sempre temos atendimento de primeira linha, com espaço físico adequado, profissionais capacitados, organização e estoque de peças. Ou seja, sem deixar o cliente na mão. Em uma frase, podemos afirmar que a DAF tem a solução para o transportador rodoviário nacional.” Paulo Peres, Gerente de Logística do Grupo Cereal.
XF na Região do Alto Paraopeba

Silvano Santos da Rocha, proprietário da Silvano Transportes, cliente da concessionária DAF Via Trucks e sua filha, Emanuelle Vitória de Lima Rocha.
“Somos clientes da DAF há dois anos, temos, em nossa frota, 4 unidades do Novo XF, que utilizamos, principalmente, para o transporte de minério na região do Alto Paraopeba, em Minas Gerais. A DAF evoluiu muito com o novo caminhão. Para nós, o principal destaque é a redução no consumo de combustível, que fica muito evidente em nossas operações com o transporte de minério.
Quero pontuar também que o Novo XF atende muito bem o nosso tipo de operação, que é mais pesada, pois o caminhão traz tecnologia na medida e bem apropriada para o cotidiano. No aspecto de pós-venda, já tive diversas experiências e posso afirmar que os profissionais da DAF Via Trucks tiveram um aprimoramento e, hoje em dia, temos atenção à altura e mais justa para as nossas necessidades. Para mim e meus motoristas, a DAF se traduz em confiança e excelência em seus veículos.” Silvano Santos da Rocha, Proprietário da Silvano Transportes.
Mais Robusto, Mais Resistente.

(esq. p/ dir.): Jeová Cavalcante Paiva (motorista), Sandro Sávio Brito Pereira (motorista), Moisés Larrat, da DAF Avanthy, na entrega dos caminhões para o cliente Sebastião José de Souza, Diretor Proprietário da Transportadora Patriarca, Damião Rodrigues da Paz (motorista), Letícia Gabriela Veras Moraes, da Transportadora Patriarca, e Francisco Odair Correia do Rosário, despachante.
“Desde 1984, a Transportadora Patriarca atua no setor de transporte. Atualmente, em nossa frota, temos 113 caminhões, dos quais, 25 caminhões são DAF. E desse total DAF, 10 são o Novo XF, que adquirimos recentemente com financiamento da PACCAR Financial, pela concessionária DAF Avanthy. Trata-se de um caminhão robusto e adequado para rodar nas estradas da Região Norte. Estamos situados em Marituba (PA), temos 10 filiais e os caminhões DAF nos auxiliam no transporte de óleo de dendê, container para diversas clientes, como Compar, Coca-Cola, Suzano Celulose e Supermercado Matheus, além do segmento de abastecimento e inflamáveis para postos Petrobras, Raízen, Ipiranga e Equador.
Os caminhões nunca param. Estão sempre rodando, são mais robustos e resistentes, os preferidos dos nossos motoristas, por vários aspectos, como conforto para longas viagens, com geladeira, cama, cabine ampla e, também, com o silencioso motor PACCAR MX-13. As paradas são somente para trocas de óleo e fi ltros. Toda vez que necessitamos de atendimento, o time da Avanthy é muito atencioso e ágil, não importa o dia da semana, segunda-feira ou sábado. Somos, sempre, muito bem atendidos.”, Sebastião José de Souza, Diretor Proprietário da Transportadora Patriarca.
DAF XF é Satisfação Garantida!

(esq. p/ dir.): Divino Donizete da Silva, motorista; Gustavo Vieira Borges, proprietário da G&L Transportes; e seu pai, Euclides Borges Jr., clientes DAF Somafertil.
“A G&L Transportes atua no ramo de transporte de alimentos, atendendo empresas como Itambé, Pepsico, Nestlé, o setor de atacado, entre outros. Para transportar as mercadorias, temos uma frota de 36 caminhões, sendo 8 deles DAF, dos quais 6 são o Novo XF. Temos uma experiência de pouco mais de um ano com a marca e estamos muito satisfeitos com os veículos, adquiridos pela DAF Somafertil. O Novo XF é um excelente caminhão, com uma boa média de consumo de combustível e zero manutenção.
A relação custo x benefício é muito compensadora para o nosso negócio. Estamos em Uberlândia, Minas Gerais, e o nossos motoristas aprovam. De fato, tem um valor atrativo frente ao mercado, e se destaca em inovação e economia. Estamos muito satisfeitos.” Gustavo Vieira Borges, Proprietário da G&L Transportes.
Novo mercado, mais clientes.
Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil, fala sobre as estratégias com o lançamento da linha CF e o crescimento acima da média do mercado, esperado para 2021.
IN ACTION: COMO A DAF ESTÁ SE PREPARANDO PARA A CHEGADA DA NOVA LINHA CF ÀS CONCESSIONÁRIAS, ABRINDO UM NOVO MERCADO PARA A MARCA NO BRASIL?
LUIS GAMBIM: Estamos realizando importantes investimentos na Rede de Concessionárias DAF, desde a ampliação do número de casas pelo Brasil, até o aumento da força de vendas, sem deixar de mencionar os constantes treinamentos. Com isso, teremos estrutura para nos relacionarmos com novos clientes, principalmente no segmento do novo CF 8x2. Os caminhões nem chegaram na Rede ainda e já temos clientes interessados nos caminhões.
IN ACTION: A REDE DE CONCESSIONÁRIAS JÁ PODE VENDER O NOVO CF?
LUIS GAMBIM: Os pedidos oficiais começarão assim que os modelos chegarem à Rede, nos próximos meses. Mas ver o interesse de importantes empresas no nosso caminhão, sem ao menos ter visto ele de perto, mostra a confiança que construímos ao longo desses quase oito anos de operação. O cliente sabe que adquirindo um DAF, ele levará economia, robustez, conforto, segurança e tecnologia. Não é à toa que escolhemos para o Novo CF o slogan “A força que você pode confiar”.
IN ACTION: E COMO ESTÁ O DESEMPENHO DO NOVO XF, LANÇADO NO ANO PASSADO?
LUIS GAMBIM: Está dentro das nossas expectativas. O cliente assimilou rapidamente todas as qualidades do novo caminhão e entendeu que ele é perfeito para a sua operação. Como consequência, em menos de seis meses, emplacamos mais de 2.000 unidades do Novo XF. E o CF seguirá a mesma trajetória, já que herda muitas tecnologias e qualidades do XF. Estamos levando ao mercado um produto premium que não existe em sua categoria.
IN ACTION: O CF RÍGIDO TEM UMA POTÊNCIA BEM ACIMA DO QUE É VISTO NO MERCADO. POR QUÊ?
LUIS GAMBIM: Porque o cliente quer isso. Estamos oferecendo um caminhão que entrega alta potência, com eficiência e baixo peso. Ou seja, o cliente vai levar um caminhão que poderá rodar mais solto, gastando menos, percorrendo o trajeto mais rápido, e tudo isso sem comprometer a quantidade de carga que pode levar. Estamos apresentando uma evolução do segmento 8x2, de maneira competitiva.
IN ACTION: PARA FINALIZAR, COMO SERÃO OS RESULTADOS DE VENDAS ESPERADOS PARA 2021?
LUIS GAMBIM: Vamos crescer acima do mercado, que já projeta um aumento de 25% em comparação a 2020. E mais do que isso, vamos aumentar nossa base de clientes, fechar o ano com 54 pontos de atendimento, 10 a mais do que no final do ano passado, e com muitas novidades na área de serviços ao cliente. Será um ano muito positivo para nós!
Nova Família CF
Quando o assunto é confiabilidade, versatilidade, eficiência e conforto do motorista, os caminhões DAF são líderes em suas categorias. Com a nova família CF, a marca vai além.
Em meio às comemorações dos excelentes resultados de 2020, a DAF Caminhões Brasil apresenta a nova família CF, composta pelo CF Rodoviário, nas versões 4x2 e 6x2, pelo CF Off-Road 6x4 e pelo CF Rígido 8x2.
Os novos modelos, produzidos na fábrica da empresa em Ponta Grossa (PR), chegam totalmente renovados, com design mais arrojado e moderno, novas tecnologias de segurança, conforto e dirigibilidade. As versões 4x2, 6x2 e 8x2 são equipadas com o novo motor PACCAR MX-11, de 10,8 litros, garantindo maior eficiência e economia de combustível de até 15%, se comparada à versão anterior. O modelo 6x4, da linha fora de estrada, destinado, principalmente, às operações de cana e madeira, conta com o motor PACCAR MX-13, o mesmo que integra o recém-lançado XF. Os caminhões da família CF 4x2, 6x2, 6x4 e 8x2 têm capacidade de carga que varia a partir de 45 toneladas com o 8x2 e 60 toneladas para o 4x2 e 6x2.
O freio motor PACCAR MX trabalha em três estágios, gerando potência de até 460 cv, se tornando o mais eficiente do mercado. Na versão Off-Road, a potência é de até 490 cv. O torque mais alto em rotações mais baixas, eixos traseiros de alta eficiência, eletrônica aprimorada e melhorias aerodinâmicas resultam em eficiência de combustível de até 15%. Os motores PACCAR MX-11 de 10,8 litros e MX-13 de 12,9 litros foram projetados para máxima potência, performance e eficiência.
Equipados com a nova transmissão ZF TraXon automatizada, de 12 velocidades, especialmente desenvolvida para trabalhar em perfeita harmonia com relações mais longas do eixo e em menores rotações do motor, trazendo o máximo da performance e rendimento do conjunto. Novos eixos traseiros altamente eficientes permitem relações mais rápidas e velocidades mais baixas do motor, para maior eficiência de combustível. O CF Off-Road conta com sistema Dual Drive de direção, que possibilita melhor troca de marchas em terrenos de baixa aderência. Feito de aço de alta qualidade, o chassi é leve e forte. O peso menor aumenta a economia de combustível e permite cargas úteis maiores, proporcionando melhor eficiência de transporte.
Inovações que tornam o CF ainda melhor:

- O CF Rígido 8x2 traz como opcional o conjunto de suspensão pneumática com regulagem de altura, modelo Full Air, juntamente com o sistema de freios a disco. Essa suspensão propicia mais conforto, com regulagem de altura para carga e descarga nas docas.
- Os motores PACCAR MX-11 de 10,8 litros e MX-13 de 12,9 litros foram projetados para máxima potência, performance e eficiência.
- Novos eixos traseiros altamente eficientes permitem relações mais rápidas e velocidades mais baixas do motor, para maior eficiência de combustível.
- O freio motor PACCAR MX trabalha em três estágios, gerando potência de até 460cv, se tornando o mais eficiente do mercado. Na versão Off-Road, a potência é de até 490cv.
- O CF Off-Road conta com sistema Dual Drive de direção, que possibilita melhor troca de marchas em terrenos de baixa aderência.
- O torque mais alto em rotações mais baixas, eixos traseiros de alta eficiência, eletrônica aprimorada e melhorias aerodinâmicas resultam em eficiência de combustível de até 15%.
- Equipados com a nova transmissão ZF TraXon automatizada, de 12 velocidades, especialmente desenvolvida para trabalhar em perfeita harmonia com relações mais longas do eixo e em menores rotações do motor, trazendo o máximo da performance e rendimento do conjunto.
- Feito de aço de alta qualidade, o chassi é leve e forte. O peso menor aumenta a economia de combustível e permite cargas úteis maiores, proporcionando melhor eficiência de transporte.
DAF CF Rígido

- Versão 8x2
- Novo Motor PACCAR MX-11,com 410 cv de potência
- Transmissão ZF TraXon de 12 velocidades automatizada
- Entre eixos de 5.700 e 6.400
- Duas opções de cabine: a Sleeper e a Space Cab, ambas com cama, sendo esta última a maior da categoria, com 2,23m de altura interna
- PBT de 29 toneladas
- Preparado para diferentes implementos
DAF CF Rodoviário

- Versões 4x2 e 6x2
- Novo Motor PACCAR MX-11, com potências de 410cv ou 450cv
- Transmissão ZF TraXon de 12 velocidades automatizada
- PBTC técnico liberado para até 60 toneladas e novos entre eixos
- Duas opções de cabine: a Sleeper e a Space, ambas com cama, sendo esta última a maior da categoria, com 2,23m de altura interna
- Chassi totalmente modificado para obter maior resistência e redução de peso
DAF CF Off-Road

- Motor PACCAR MX-13, com potência de 480 cv
- Transmissão ZF TraXon de 12 velocidades automatizada
- Versão 6x4, Eixo Tandem com redução nos cubos
- Suspensão Traseira para 26 toneladas
- Chassi e Componentes Reforçados
- Capacidade Técnica Total de 125 Ton (CMT)
- Três opções de cabine: a Day, sem cama e teto baixo; a Sleeper, com cama; e a Space, a maior do segmento, com 2,23 m de altura interna
Um novo momento para a DAF no Brasil!
O presidente da DAF Caminhões Brasil destaca o importante período da companhia no país, com toda a linha de caminhões renovada, 100% de cobertura da Rede de Concessionárias no Brasil e expectativa de crescimento acima do mercado.
IN ACTION: A QUE DEVEMOS ATRIBUIR O SUCESSO DA MARCA NO BRASIL?
LANCE WALTERS: Para falarmos do sucesso no Brasil, temos que lembrar o que está por trás da nossa marca. Somos parte do Grupo PACCAR, uma das mais sólidas montadoras de caminhões do mundo, com 82 anos consecutivos de resultado positivo. A boa gestão está no DNA da nossa companhia. Diante disso, respondo que o sucesso da DAF no Brasil é reflexo de um trabalho que vem sendo feito desde 2011, quando começamos a construir nossa fábrica e formar nosso time no país. O resultado deste trabalho é o lançamento de caminhões de altíssima qualidade, serviços de classe mundial, suporte financeiro essencial do nosso banco PACCAR Financial e a disponibilidade de peças da PACCAR Parts.
IN ACTION: COMO O SENHOR VÊ RESULTADOS POSITIVOS EM ANOS (2020 E 2021) TÃO DIFÍCEIS PARA A ECONOMIA MUNDIAL?
LANCE WALTERS: Nosso resultado positivo em 2020, e neste primeiro trimestre, se dá principalmente porque atendemos com os nossos produtos setores que sofreram menos com os impactos da pandemia. Somado a isso, fizemos grandes esforços comerciais, em conjunto com a nossa Rede de Concessionárias, para estarmos próximos dos nossos clientes, entendendo a necessidade deles nesse momento e atendendo com produtos que façam os seus negócios prosperarem. Com certeza, os pontos que mencionei na última questão nos dão segurança para trabalhar no caminho certo.
IN ACTION: COMO A DAF ESTÁ LIDANDO COM A QUESTÃO DA PANDEMIA?
LANCE WALTERS: Em primeiro lugar, estamos atentos à nossa equipe, na fábrica ou na Rede, para que eles tenham segurança para exercer suas atividades. É um momento triste e crítico para todo mundo. Temos que ter empatia e dar todo o apoio necessário aos nossos colaboradores e comunidade. Em segundo lugar, a pandemia gerou consequências para a cadeia de fornecimento. Mas estamos constantemente atuando para que essa situação gere o menor impacto possível aos nossos clientes.

Lance Walters, Presidente da DAF Caminhões Brasil
“Agora, o momento é de explorarmos novos mercados, novos clientes, e mostrar para eles o padrão de qualidade DAF”
IN ACTION: POR QUE A DAF DECIDIU ENTRAR EM UM NOVO SEGMENTO COM O CF 8X2?
LANCE WALTERS: Este é um movimento natural do nosso crescimento. Nos últimos anos, nos consolidamos no segmento acima de 40 toneladas. Agora, o momento é de explorarmos novos mercados, novos clientes, e mostrar para eles o padrão de qualidade DAF. O novo CF 8x2 é o melhor caminhão deste segmento, e quando os clientes perceberem o valor deste produto nas suas operações, não vão aceitar menos.
IN ACTION: A DAF AUMENTARÁ SUA FÁBRICA PARA PRODUZIR OS NOVOS CF?
LANCE WALTERS: Quando construímos a fábrica de Ponta Grossa, já pensávamos no momento que estamos vivenciando hoje. Fizemos diversos investimentos ao longo desses anos para adequar as instalações ao novo ritmo de produção, assim como investimos muito em pessoas, da contratação à capacitação. Afinal, não funcionamos sem a dedicação da nossa equipe.
IN ACTION: O QUE PODEMOS ESPERAR PARA 2021?
LANCE WALTERS: Estamos empolgados com esse ano. A nossa linha de caminhões está renovada, nossa rede cobre todo o país e está crescendo ainda mais, estamos fortalecendo nossa área de Serviços ao Cliente, assim como estamos investindo ainda mais em treinamento para os nossos times. Mais uma vez, estamos criando uma base para crescer mantendo o nosso nível de qualidade e relacionamento com os nossos clientes.
IN ACTION: QUAL A MENSAGEM QUE O SENHOR DÁ PARA OS CLIENTES DAF QUE ESTÃO LENDO A NOSSA REVISTA?
LANCE WALTERS: Convido a todos para conhecerem nossa linha CF, que chega às concessionárias nos próximos meses. Até lá, temos nosso showroom virtual (www.novalinhadaf.com.br), diversos vídeos no Youtube, nosso site e, com certeza, o atendimento das equipes da Rede de Concessionárias DAF. Estamos à disposição de todos vocês e tenho certeza que vocês se encantarão com a nova linha CF.
Eficiência e conforto personalizados
Mais do que design interno e externo atraentes, potência e capacidade de carga, a nova linha DAF CF possui atributos que proporcionam ainda mais eficiência, segurança e conforto ao motorista.
Caminhão mais versátil do mercado, o Novo CF oferece muitas opções para personalizar a cabine, tanto de acordo com o gosto pessoal quanto com as necessidades de transporte.

Cabine
Tudo foi desenvolvido com o objetivo de fazer o motorista se sentir em casa. Agora, temos novos opcionais, como cama, beliche e geladeira. Os bancos têm acabamentos elegantes e o volante, detalhes prateados. As paredes, colchões e cortinas possuem cores quentes para um ambiente de alta classe.

Climatizador
Ar condicionado eletrônico totalmente digital, com gestão inteligente sob demanda auxilia na redução de consumo de combustível. Seu fácil e intuitivo manuseio traz consigo as funções de refrigeração, ventilação de estacionamento, utilização de calor de repouso opcional e recirculação automática do ar.

Iluminação
Com inovador controle de chave rotativa, localizado no meio do console, facilitando o acesso, o motorista pode escolher o modo de iluminação para diferentes condições de condução e repouso.

Painel de Instrumentos
Traz mais informações e eletrônica embarcada, o que permite ao motorista posicionar os interruptores conforme sua preferência e demanda do transporte. O layout claro e intuitivo facilita a leitura, e o Driver Performance Assistant (DPA) inclui ainda mais dicas para uma direção econômica.
Tecnologia a favor da segurança
O Novo CF recebe as melhores tecnologias do Novo XF, garantindo a mais alta segurança possível ao motorista e a outros usuários da estrada e contribuindo para a versatilidade dos modelos da família CF, economia de combustível e conforto.
Potência combina com Economia
Inovação constante, comprometida com desempenho, segurança, conforto e economia, é uma das premissas da DAF Caminhões. E com o Novo CF não é diferente.
No desenvolvimento do modelo, as equipes de produto e de projetos implementaram melhorias que tornaram o caminhão ainda mais versátil e superior aos concorrentes. O Novo CF chega ao mercado nas configurações 4x2 e 6x2; 6x4 off-road; e o primeiro 8x2 rígido da marca no país.

Começando pelos motores, o Novo DAF CF possui versões equipadas com o PACCAR MX-11 e MX-13. O primeiro, de 10,8 litros, oferece potências de 410 cv, até 2.100 Nm, e 450 cv, até 2.300 Nm, e o melhor freio motor da categoria. A combinação permite que o motorista acelere e desacelere rapidamente, proporcionando velocidade média aprimorada, sem comprometer a segurança. Esse melhor desempenho do PACCAR MX-11 reflete em até 15% de economia de combustível.
O PACCAR MX-13, de 12,9 litros, equipa a versão off-road 6x4 do Novo CF, que possui capacidade de carga máxima de até 125 toneladas e gera até 14% de economia em relação à versão anterior do motor. Com potência de 480 cv, até 2.500 Nm, o modelo é ideal para os mercados de cana-de-açúcar e madeireiro.

Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil
“Estou muito animado com o Novo DAF CF que, acredito, rapidamente se tornará líder em sua categoria. Na versão 8x2, o poderoso e eficiente PACCAR MX-11 pode ser combinado com suspensão a ar e freio a disco, e também com suspensão mecânica e freios a tambor. Atualmente, clientes que precisam de um 8x2 compram o 6x2 e adicionam um eixo. Ter 8x2 disponível de fábrica é outra inovação competitiva da DAF”.
DAF CF: Testado e Aprovado
Antes mesmo de chegar às concessionárias, o Novo CF acumula milhões de quilômetros rodados em testes.
O desenvolvimento de um caminhão DAF é complexo e passa por diversas etapas de validação, em um processo que pode chegar a quatro anos. No caso do CF, como compartilha diversas tecnologias do extrapesado XF, os testes iniciaram em 2019, há mais de dois anos.
Tudo começa no projeto, elaborado pela equipe de engenheiros do Brasil, em parceria com a matriz da DAF, na Holanda. Depois, iniciam-se os desenvolvimentos de componentes, realizado em parceria com toda a cadeia de fornecedores. Fase cumprida, chega a hora de iniciarem as montagens dos protótipos que serão submetidos aos testes de durabilidade acelerada realizados em pistas especiais.
Os primeiros protótipos vão para a pista, equipados com dezenas de sensores, que vão monitorar todo o funcionamento do caminhão, para a realização de ajustes, se necessários. Com a aprovação das pistas controladas, chega a hora do modelo ir para a operação, em condição real, com transportadores parceiros da marca.
A opinião desses clientes é fundamental para os ajustes finais. Desta forma, o CF chega ao mercado totalmente adequado às necessidades do cliente, carregando o DNA da marca de qualidade, robustez, conforto, segurança e tecnologia.
Você sabia que o processo de testes do CF foi realizado inteiramente no Brasil? O novo caminhão da DAF é brasileiro, com muito orgulho.

Excelência do Novo CF é comprovada na estrada.
Além de todos os testes realizados pela DAF, o novo CF passou com louvor nas avaliações mais criteriosas.
Motoristas do Grupo GMAD e da Ouro Verde dirigiram o caminhão em vários tipos de terrenos, em condições reais de uso e juntos aprovam o veículo, bem como Marcos Scheifer, Gerente de Frota da GMAD; e André Miranda Lima, Consultor de Manutenção da Ouro Verde.

Marcos Scheifer, Gerente de Frota da GMAD
“O Grupo GMAD está há 30 anos no mercado, com uma frota de 30 caminhões, dos quais 15 são DAF. Desde julho do ano passado, fizemos uma parceria com a DAF para testar o novo CF 8x2. O modelo é de fácil condução, com um bom conjunto tecnológico, trabalha junto com o motorista e atende totalmente a nossa demanda no dia a dia. É um veículo até 7% mais econômico que a concorrência. Tenho certeza que o novo DAF CF vai mudar para melhor o jeito de dirigir no Brasil.”
“Saí de Ponta Grossa (PR) com 29 mil kg de carga, que seriam entregues em 12 cidades distintas, começando por Itaberá, no interior de São Paulo. O Novo DAF CF é mais forte e potente que os outros modelos da categoria. Fazer manobras com o Novo DAF CF é muito fácil, porque ele esterça bem. Para mim, que dirijo dentro das cidades, em ruas apertadas, com carros estacionados dos dois lados, é perfeito. E o entre-eixos de 6.400 mm atende perfeitamente à nossa demanda.”

Marcelo Rafael, Motorista da GMAD

André Miranda Lima, Consultor de Manutenção da Ouro Verde
“Somos uma empresa de locação de equipamentos e, atualmente, temos dois caminhões DAF em nossa frota. Há cerca de três anos, iniciamos a nossa parceria com a DAF com um caminhão teste, com o qual ficamos muito satisfeitos e o adquirimos. Na sequência, compramos mais uma unidade. Logo depois, surgiu mais uma oportunidade para testar o novo CF Off-Road. O veículo tem disponibilidade técnica e operacional, além de um excelente consumo de combustível, que superou as nossas expectativas. O veículo vem apresentando, cada vez mais, resultados significativos, com performance e entrega bem dentro do que esperamos para as nossas operações.”
“Rodamos com o Novo DAF CF fora de estrada na região da Lapa, zona rural do Paraná. Com carga líquida de 33 toneladas por viagem e ciclo operacional de 12h/dia, enfrentamos 17 quilômetros de estrada de terra até chegar à rodovia, com destino a Araucária. O terreno é bastante acidentado, com várias subidas fortes, e o veículo transpôs 100% no automático. É um caminhão forte. Dependendo da subida, ele troca de duas a três marchas, sem perder a rotação. Outro ponto forte da DAF é o freio motor que surpreende mais ainda no CF, com os três estágios.”

Cezar Roberto, Motorista da Ouro Verde
Caminhões renovados para crescer ainda mais
Esta é mais uma edição histórica da IN ACTION, que registra o lançamento da nova linha CF no Brasil. Além do modelo rodoviário e off-road totalmente renovados, entramos no segmento de rígidos, com o CF 8x2, voltado principalmente ao mercado de distribuição.
Junto com os caminhões, estamos lançando também o novo motor PACCAR MX-11, de 10,8 litros, com potências de 410 e 450 cv. Trata-se de um propulsor mais leve, com menos ruído, alto torque em baixa rotação e muita economia de combustível.
Nosso crescimento no país, que no ano passado foi na contramão do mercado, mostra que estamos no caminho certo, de olho no futuro e no potencial do mercado brasileiro. Os resultados positivos que esperamos para 2021 vêm sobre uma base sólida. Vamos expandir nossa rede de concessionárias para 54 pontos de atendimento, estamos criando produtos de serviços ao cliente e vamos melhorar ainda mais a experiência do cliente com a DAF.
Afinal, o cliente é o nosso maior bem. Nesta edição, você poderá conferir também depoimentos de clientes que aprovam o nosso produto.
Esperamos para 2021 um ano muito positivo para a DAF.
Finalizo com um convite para todos conhecerem o novo CF em nossa rede de concessionárias ou no nosso showroom virtual. O DAF CF é a força que você pode confiar.
Boa leitura!
Lance Walters
Presidente DAF Brasil