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PACCAR atinge boas receitas e lucros no segundo trimestre de 2020

 
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  • terça-feira, 11 de agosto de 2020
 

De acordo com Preston Feight, diretor-presidente da PACCAR, a empresa atingiu boas receitas e lucro líquido no segundo trimestre de 2020. “Com a pandemia do coronavírus, a PACCAR fechou suas fábricas por cinco semanas no início do trimestre e, gradualmente, vem retomando a produção enquanto aprimora seus processos e procedimentos operacionais para a saúde e bem-estar dos funcionários, eficiência de produção e satisfação do cliente. “Estou muito orgulhoso de nossos funcionários que entregaram uma produção excelente e desempenho na distribuição, enquanto aplicaram melhorias nos já rigorosos padrões de saúde e segurança da PACCAR”, complementa o executivo.

 

A PACCAR alcançou um lucro líquido de $147,7 milhões ($.43 por ação diluída) no segundo trimestre, comparados aos $619,7 milhões ($1.78 por ação diluída) conquistados no mesmo período do ano passado.  As vendas líquidas do segundo trimestre e a receita com serviços financeiros foram de $3,06 bilhões, comparados aos $6,63 bilhões obtidos no segundo trimestre de 2019. A produção de caminhões PACCAR e as vendas de peças de reposição da PACCAR Parts aumentaram constantemente, no decorrer do período.  Os lucros trimestrais da PACCAR são um resultado direto de seu modelo comercial comprovado: caminhões premium e soluções de transporte, processos de produção flexíveis, um balanço sólido, aliados a um controle de custos rigoroso, ao mesmo tempo que manteve a Pesquisa e Desenvolvimento e investimentos de capital que levam a um crescimento de longo prazo”, reforça Feight.

A PACCAR relatou um lucro líquido de $507,1 milhões ($1.46 por ação diluída) no primeiro semestre, comparados aos $1,25 bilhão ($3.59 por ação diluída) atingidos nos primeiros seis meses do ano passado.  As vendas líquidas e a receita com os serviços financeiros nos primeiros seis meses de 2020 foram $8,22 bilhões, comparados aos $13,12 bilhões alcançados no ano passado. 

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Fábrica de motores PACCAR, Columbus, Mississippi

Anúncio trimestral de dividendos

“A PACCAR está em uma posição financeira excelente, com um fluxo de caixa da indústria e títulos negociáveis de $4,17 bilhões, em 30 de junho de 2020, e serviços bancários de $3 bilhões”, comenta Mark Pigott, diretor-executivo. As classificações de crédito da empresa são A+/A1.
A diretoria da PACCAR anuncia um dividendo regular de caixa para o trimestre, de trinta e dois centavos ($.32) por ação, pagável em 1 de setembro de 2020, aos acionistas de registro no fechamento dos negócios, em 11 de agosto de 2020.
 
Destaques financeiros – Segundo trimestre 2020

Os destaques dos resultados financeiros da PACCAR para o segundo trimestre de 2020 incluem:

Vendas líquidas e receitas de $3,06 bilhões

  • Lucro líquido de $147,7 milhões
  • Entrega global de 18.100 unidades de caminhões
  • Receitas da PACCAR Parts de $823,7 milhões
  • Lucro bruto da PACCAR Parts de $151,9 milhões
  • Lucro bruto dos serviços financeiros de $55,5 milhões
  • Caixa da indústria e títulos comercializáveis de $4,17 bilhões
  • Caixa gerado por operações de $934,9 milhões
  • Patrimônio líquido de $9,78 bilhões

Destaques financeiros – Primeira metade de 2020

Os destaques dos resultados financeiros da PACCAR nos primeiros seis meses de 2020 incluem:

  • Vendas líquidas e receitas de $8,22 bilhões
  • Lucro líquido de $507,1 milhões
  • Investimentos de capital de $308,8 milhões e despesas com Pesquisa &Desenvolvimento de $137,5 milhões
  • Lucro bruto com Serviços Financeiros de $103,8 milhões
  • Caixa gerado de operações de $1,36 bilhão
  • Emissão de títulos de médio prazo de $1,33 bilhão

Mercados Globais de Caminhões

“Os mercados de caminhões classe 8 dos Estados Unidos e Canadá estão se recuperando enquanto as economias estaduais e locais se reaquecem”, diz Mike Dozier, vice-presidente sênior.  “Os clientes se beneficiam dos custos reduzidos do combustível, e muitos setores estão experimentando maiores volumes de fretes e melhoraram os preços de transporte, ao longo do segundo trimestre. Os pedidos da indústria de caminhões Classe 8 truck em junho foram 28% mais altos do que em comparação ao mesmo mês do ano passado.” As vendas no varejo da indústria de caminhões Classe 8 nos Estados Unidos e Canadá estão estimadas em aproximadamente 160 mil a 190 mil caminhões em 2020, embora o tamanho do mercado e a economia possam sofrer impactos em um possível ressurgimento da COVID-19. Peterbilt e Kenworth alcançaram uma fatia de mercado de 29,6% das vendas de caminhões Classe 8 no varejo nos Estados Unidos e Canadá até junho deste ano, em comparação com os 29,1% durante o mesmo período do ano passado.

Para Harry Wolters, presidente da DAF, a demanda dos clientes por caminhões energeticamente eficientes como os DAF XF, CF e LF trucks recuperou-se em maio e junho, quando as economias europeias melhoraram. Os registros da indústria de caminhões europeus no mercado de caminhões acima de 16 toneladas estão estimados em aproximadamente 190 mil a 220 mil veículos este ano.

Estima-se que o mercado sul-americano de caminhões acima de 16 toneladas alcance a faixa de 60 mil a 80 mil caminhões em 2020. Os clientes valorizam a durabilidade e a confiabilidade dos caminhões DAF no Brasil, que é um dos ambientes operacionais de maior demanda no mundo”, explica Mike Kuester, vice-presidente na América do Sul. “A DAF conseguiu um recorde de 9,1% do mercado no Brasil, no segmento de caminhões acima de 40 toneladas na primeira metade deste ano.”

A PACCAR Parts registra receitas e lucro bruto positivos no trimestre

A PACCAR Parts alcançou boas receitas de $823,7 milhões no segundo trimestre de 2020, comparados aos $1,03 bilhão alcançados no mesmo período do ano passado. O lucro bruto do segundo trimestre de 2020 foi $151,9 milhões, comparado com os $210,6 milhões obtidos no segundo trimestre de 2019. A receita de PACCAR Parts no primeiro semestre de 2020 foi de $1,82 bilhão, comparados com os $2,03 bilhão do mesmo período do ano passado. A PACCAR Parts alcançou um lucro bruto de $366,6 milhões nos primeiros seis meses de 2020, comparados aos $418,2 milhões atingidos nos primeiros seis meses de 2019. De acordo com David Danforth, vice-presidente da PACCAR e gerente geral da PACCAR Parts, alguns clientes adiaram a manutenção dos veículos durante o trimestre, impactando a compra de peças. A economia mais forte e o maior tráfego de caminhões em junho elevou a demanda pelos serviços de pós-venda.

Jim Walenczak, gerente geral auxiliar da PACCAR Parts, reforça que a PACCAR Parts investiu em sua plataforma de comércio online por muitos anos, o que gera benefícios para clientes e concessionárias. As vendas globais no varejo da PACCAR Parts aumentaram 20% na primeira metade de 2020 quando comparadas ao mesmo período do ano passado. A PACCAR continua a aumentar sua capacidade de distribuição global para tornar peças de reposição líderes de mercado disponíveis a seus clientes. O novo centro de distribuição da PACCAR, com mais de 75.000 metros quadrados, em Las Vegas, Nevada (EUA), e o novo centro de distribuição com aproximadamente 50.000 m2 em Ponta Grossa (PR), Brasil, foram inaugurados no segundo trimestre.

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Centro de Distribuição de Peças PACCAR em Ponta Grossa, Brasil

Kenworth, Peterbilt e DAF produzem veículos elétricos a bateria

Kenworth, Peterbilt e DAF continuam a ser líderes globais em veículos de emissão zero, com clientes testando atualmente mais de 60 carros elétricos a bateria no campo, célula de combustível de hidrogênio e caminhões híbridos na América do Norte e Europa. As entregas de caminhões do modelo da produção de veículos elétricos a bateria da PACCAR devem iniciar em 2021.

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Caminhões DAF LF Elétrico, CF Elétrico e CF Híbrido

“Espera-se que as entregas de veículos da indústria de emissão zero sejam modestas ainda nos próximos anos devido ao algo custo da tecnologia”, afirma Kyle Quinn, diretor de tecnologia da PACCAR. “A demanda de médio prazo para os veículos de emissão zero será primeiramente para aplicações em transporte de lixo, porto e entrega local, que não exijam viagens de longa distância ou uma rede de infraestrutura de reabastecimento, bem como em locais onde haja exigências governamentais de emissão zero”. 
 
A PACCAR mantém parcerias com empresas líderes na indústria para fornecer componentes e infraestrutura de recarga que estejam integrados na arquitetura exclusiva da eletrônica dos veículos da PACCAR. 

 

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Caminhão elétrico T680 com célula de combustível de hidrogênio da Kenworth 

“A PACCAR atualmente lidera a indústria de desenvolvimento de caminhões Classe 8 movidos a célula de combustível de hidrogênio”, comenta Kevin Baney, vice-presidente da PACCAR e gerente geral da Kenworth. A Kenworth está entregando 10 caminhões Kenworth T680 com célula de combustível de hidrogênio a diversos clientes para testes de campo no Porto de Los Angeles. A Kenworth integrou a tecnologia de célula de combustível da Toyota com o Kenworth T680, e a Shell forneceu o combustível de hidrogênio e a infraestrutura. Os caminhões foram produzidos na fábrica de caminhões da Kenworth in Renton, Washington, e os Centros Técnicos da PACCAR estão realizando testes de desempenho extensivos. 

A Peterbilt desenvolveu três modelos de caminhões elétricos a bateria de aplicação específica e muitos destes veículos estão acumulando milhas de testes com os clientes. Jason Skoog, vice-presidente da PACCAR e gerente geral da Peterbilt, reforça que o modelo de caminhões Peterbilt 579EV é empregado em portos e aplicações de transporte regional; os caminhões do modelo Peterbilt 220 estão sendo utilizados em aplicações de pick-ups médias e entregas; e o modelo Peterbilt 520EVs, na coleta e transporte de lixo.”

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Caminhão Peterbilt Modelo 579EV

A DAF desenvolveu uma variedade de veículos elétricos e híbridos que estão sob teste de campo extensivo pelos clientes em uma variedade de aplicações na Europa. “O DAF CF Elétrico tem aplicações no transporte regional e transporte de lixo; o DAF LF Elétrico é ideal para entregas locais, e o DAF CF Híbrido foi projetado para transporte de longa distância com a capacidade de também operar em cidades com exigências de emissão zero”, comenta Ron Borsboom, diretor-executivo de desenvolvimento de produto da DAF.

Investimentos de Capital e Pesquisa e Desenvolvimento

Os excelentes lucros de longo prazo da PACCAR, balanço sólido e foco consistente na qualidade, tecnologia e produtividade permitiram que a companhia investisse $7,1 bilhões em novas instalações e expansão das já existentes, produtos inovadores e novas tecnologias durante a última década. “A PACCAR mantém uma abordagem disciplinada de investimentos de capital e projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, investindo no crescimento de longo prazo em modelos de aerodinâmica de caminhões, tecnologias de motores de emissão zero, sistemas avançados de auxílio ao condutor, serviços de veículos conectados, fabricação de próxima geração e capacidade de distribuição. Nós estimamos um investimento de capital na faixa entre $525 milhões e $575 milhões, e despesas com pesquisa e desenvolvimento na faixa entre $265 milhões e $295 milhões”, ressalta Darrin Siver, vice-presidente senior.
 
Empresas de Serviços Financeiros obtém bons resultados 

A PACCAR Financial (PF) tem um portfólio de 202.000 caminhões e reboques, com um ativo total de $15,05 bilhões. A PACCAR Leasing (PacLease), uma grande empresa de leasing de caminhões de serviço completo está incluída nesse segmento. O lucro bruto da PACCAR Financial no segundo trimestre de 2020 foi de $55,5 milhões, comparados aos $80,3 milhões conquistados no segundo trimestre do ano passado. As receitas do segundo trimestre de 2020 foram de $360,3 milhões, comparados aos $361,4 milhões alcançados no mesmo trimestre de 2019. No primeiro semestre de 2020, a PF obteve um lucro bruto de $103,8 milhões, comparados aos $164,3 milhões do ano passado. As receitas da primeira metade de 2020 foram de $744,0 milhões, comparados aos $710,9 milhões do mesmo período no ano passado. O portfólio da “PF’ teve um ótimo desempenho no segundo trimestre de 2020”, avalia Todd Hubbard, vice-presidente da PACCAR. 

“O mercado de caminhões usados está experimentando valores mais baixos na revenda de veículos. A PACCAR Financial está investindo em centros de vendas de caminhões usados no mundo todo para comercializar um maior número de usados com preços de varejo, o que melhora as margens de vendas de caminhões. A PF inaugurou, recentemente, centros de caminhões usados em Denton, Texas, e Praga, na República Tcheca, e planeja abrir uma instalação de caminhões usados em Madri, Espanha.”

“O excelente balanço financeiro da PACCAR, complementado por suas classificações de crédito A+/A1, permitem que a PF possa oferecer financiamento de varejo competitivo para as concessionárias e clientes da Kenworth, Peterbilt e DAF, em 26 países distribuídos em quatro continentes,” afirma Craig Gryniewicz, presidente da PACCAR Financial Corp. “Temos excelente acesso a títulos comerciais e mercados de notas de médio prazo, permitindo que a PFS apoie lucrativamente as vendas de caminhões PACCAR.”

PacLease comemora o 40º aniversário

A PacLease está comemorando seu 40º aniversário este ano. A PacLease possui uma frota de 38.300 veículos, e opera em 587 localidades, por meio dos Estados Unidos, Canadá, México, Alemanha e Austrália. A PacLease fornece o melhor em serviço de primeira classe ao consumidor, com máximo tempo de funcionamento do veículo e soluções de transporte customizadas ao utilizar a qualidade premium dos caminhões Kenworth, Peterbilt e DAF.  As soluções de transporte da PacLease incluem manutenção completa dos caminhões, telemática, treinamento dos condutores, conformidade com as regulamentações, descontos em pedágios e gerenciamento de combustível. 

“Os clientes da PacLease são geralmente frotas privadas cujo negócio principal depende de caminhões para transportar seus produtos,” afirma Ken Roemer, presidente da PacLease.  “As soluções de serviço completo de leasing da PacLease simplificam o transporte dos produtos dos clientes, permitindo a esses clientes se concentrarem em seus negócios principais.” 

PacLease

Caminhão Peterbilt modelo 579 da PacLease

A PACCAR é líder global em tecnologia de projeto, fabricação e apoio ao cliente de caminhões leves, médios e pesados de alta qualidade sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e fabrica motores avançados, fornece serviços financeiros e tecnologia de informação, e distribui peças de caminhões relacionadas ao seu negócio principal.

A PACCAR realizou, recentemente, uma conferência com analistas de valores imobiliários, na qual apresentou os ganhos do segundo trimestre. As ações da PACCAR estão listadas na NASDAQ Global Select Market, com o símbolo PCAR. Sua página na web é: www.paccar.com.
 
Esta publicação contém “declarações prospectivas” dentro do significado da Private Securities Litigation Reform Act (Lei de Reforma de Litígios relacionados a Títulos Privados).  Tais declarações são baseadas nas expectativas atuais do gerenciamento e estão sujeitas a incertezas e mudanças das circunstâncias. Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles incluídos nessas declarações devido a uma variedade de fatores. Maiores informações sobre tais fatores podem ser encontradas nos arquivos da PACCAR junto à Securities and Exchange Commission (Comissão de Valores Imobiliários)
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