Novo DAF CF Rodoviário

DAF Caminhões lança CF Rodoviário e Off-Road com novas tecnologias e mais segurança

Modelo rodoviário chega nas versões 4x2 e 6x2, com o novo motor PACCAR MX-11

 
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  • quinta-feira, 11 de março de 2021
  • Ponta Grossa, Brasil
  • DAF Caminhões Brasil
 

  • Versão Off-Road traz motor PACCAR MX-13, com potência de 480 cv

  • Novo caminhão está mais robusto, econômico e tecnológico


 

A DAF Caminhões renova a linha CF e apresenta ao mercado os novos modelos rodoviário e Off-Road, com novos chassi, conjunto mecânico, design e tecnologias de segurança e conforto para o motorista.  O CF rodoviário, 4x2 ou 6x2, vem equipado com o novo motor PACCAR MX-11, com potências de 410 cv ou 450 cv. Já a linha off-road é equipada com o PACCAR MX-13, o mesmo do XF, com potência de 480 cv e redução nos cubos. A linha fora de estrada é voltada principalmente para operações de cana e madeira.

A versão rodoviária do CF traz o novo motor PACCAR MX-11, acoplado à transmissão ZF TraXon, de 12 velocidades. O propulsor tem 10,8 litros e seis cilindros, que entrega potência de 410 cv, com um torque de 2.100 Nm em 900 rpm, e 450 cv, com torque de 2.300 Nm em 900 rpm. Testes realizados pela DAF apontam que o CF rodoviário está até 15% mais econômico que a versão anterior.

  

Construído com ferro fundido vermicular (CGI), o motor traz inovação, qualidade e design superior, que contribuem para melhor performance e menor consumo de combustível. O componente tem peso reduzido em 180 kg, se comparado ao PACCAR MX-13, maior durabilidade e menor atrito, o que garante menor ruído. O sistema de injeção de combustível é Common Rail, contribuindo para o menor consumo de combustível e menor emissão de poluentes.

 

“O motor PACCAR MX-11 é uma novidade no mercado nacional, mas um projeto consagrado na Europa, que acumula mais de 200 milhões de quilômetros rodados. Trata-se de um motor altamente eficiente, silencioso e moderno, que permitirá ao transportador brasileiro trabalhar com um caminhão versátil, econômico e de alta qualidade”, afirma Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

 

A eficiência também se dá por ter sido projetado para trabalhar em baixas rotações, aliado ao turbocompressor VGT, de geometria variável. O sistema traz injeção multitorque, o que possibilita ao caminhão trabalhar por maior tempo na última marcha, ajudando na sua eficiência.

 

A transmissão XF TraXon, automatizada de 12 velocidades, foi desenhada para trabalhar em baixas rotações e relações mais longas. Com ela, a troca de marchas ocorre de maneira mais rápida, suave e silenciosa, trazendo conforto ao motorista. Seu projeto, mais robusto e leve, tem papel muito importante na economia de combustível também.

 

O eixo traseiro traz relações mais rápidas de 2,47 e 2,64, permitindo rotações mais baixas do motor, conferindo mais economia de combustível. O Novo CF rodoviário tem PBTC técnico liberado para até 60 toneladas e conta também com novos entre eixos, permitindo diversas aplicações.

 

O freio motor PACCAR MX trabalha em três estágios, gerando potência de até 460 cv, se tornando o mais eficiente do mercado e o mais forte deste segmento.

 

O seu chassi também foi renovado, se tornando mais leve e resistente. Os módulos do chassi possuem conectores vedados, e o sistema eletrônico SAC proporciona uma gestão pneumática mais eficiente.

 

Os tanques de combustível e Arla do Novo CF rodoviário ganharam novas capacidades volumétricas, dando mais flexibilidade para viagens longas sem a necessidade de abastecimento frequente.

 

Tecnologias

 

O Novo CF herda as melhores tecnologias do recém-lançado XF, como o Controle de Cruzeiro Preditivo. Trata-se de um piloto automático que, com a ajuda do GPS, faz uma leitura do relevo até dois quilômetros à frente, ajustando a velocidade e a troca de marcha ideal. Desta maneira, com a tração e velocidade correta para a percurso, há um consumo inteligente de combustível.

 

O caminhão conta também com Assistente de Performance do Condutor, que mostra em tempo real se a direção está sendo conduzida de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível.

 

O Controle de Cruzeiro Adaptativo controla automaticamente a velocidade do caminhão para que ele sempre mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente. O modelo ainda possui Aviso de Colisão Frontal, Sistema de Frenagem de Emergência, Alerta de Saída de Faixa e Controle de Estabilidade.

 

O motorista pode ainda, dentro da cabine, verificar o nível de pressão dos pneus. O sistema gera avisos quando a pressão de um único pneu é baixa ou a temperatura está alta, permitindo ao motorista agir rapidamente. Isso melhora o custo total de propriedade devido ao menor consumo de combustível e menor desgaste dos pneus.

 

O sistema de monitoramento de energia da bateria permite que o motorista verifique o status das baterias e fornece avisos quando os níveis de energia estão críticos, evitando também sobrecargas. O resultado é uma maior disponibilidade do veículo e maior vida útil da bateria.

 

Cabine e interior

 

O Novo CF rodoviário é comercializado com duas opções de cabine, a Sleeper e a Space, ambas com cama, sendo a Space a maior da categoria, com 2,23 de altura interna. O caminhão tem acabamento superior e prioriza o conforto e a ergonomia do motorista, com impactos diretos na segurança.

 

O interior da cabine possui opções diferentes de revestimento de paredes, colchão e cortina, novos detalhes cromados no volante e revestimento dos bancos renovado. A cabine tem ainda um sistema de ar-condicionado inteligente, que prioriza o conforto e a economia de combustível, já que aciona menos o compressor, sem comprometer o conforto térmico.

 

O sistema de iluminação dimerizável traz também diversas possibilidades de luz interna na cabine, de acordo com a necessidade do motorista, dirigindo ou na parada. O painel de instrumentos foi redesenhado para o acesso rápido às informações, priorizando a ergonomia. Uma tela no centro do cluster, em conjunto com os mostradores digitais e em ponteiro, traduz todas as informações necessárias para o condutor, sem tirar a sua atenção.

 

Na parte externa, a cabine tem um design moderno, com detalhes cromados, logomarca DAF em alumínio escovado e para-choque em aço galvanizado. O CF também conta com para-sol renovado, priorizando a aerodinâmica, e novos faróis com lentes Lexan® de alta resistência a impactos.

 

A suspensão da cabine foi desenvolvida para melhor absorção de energia, e sua estrutura reforçada possui zonas de deformação dianteira e traseira pré-programadas, visando fornecer segurança ao veículo e proteção aos passageiros.

 

Novo CF Off-Road

 

A versão fora de estrada do Novo CF, oferecida na versão 6x4 com redução nos cubos (5,41:1 ou 4,55:1), foi concebida para proporcionar ainda mais robustez e resistência do que a versão rodoviária. O modelo conta com o motor PACCAR MX-13, o mesmo do XF, com potência de 480 cv, com torque de 2,350 Nm, e 2.500 Nm no multitorque, sempre a partir de 900 rpm. A transmissão também é a XF TraXon de 12 velocidades automatizada.

 

O motorista conta também com sistema Dual Drive de direção, permitindo uma melhor troca de marchas em terrenos de baixa aderência. O Assistente de Partida em rampa é outro diferencial que confere segurança em saídas com o caminhão em aclives, mesmo carregado.

 

O freio motor é o PACCAR MX, de três estágios e potência de 490 cv, trazendo mais segurança e eficiência, além de trabalhar com nível menor de ruído. O chassi foi totalmente reforçado para atender a operações severas de cana e madeira, com PBT de 125 toneladas. Os módulos e conectores selados, evitando contaminação por pó ou sujeira na operação.

 

A suspensão traseira, herdada da versão anterior, tem capacidade para 26 toneladas. A quinta roda também ganhou reforço, projetada para pino rei de 3,5 polegadas. Pensando em evitar contaminação pelo cano de escape, o escapamento da versão fora de estrada pode ser adquirido na opção vertical.

 

“O Novo CF Off Road traz muitas melhorias com relação à versão anterior, como o novo trem de força e chassi. Além disso, temos tecnologias que facilitam a condução e proporcionam economia de combustível. A robustez continua sendo um dos seus pontos de destaque, se tornando um veículo ideal para operações severas”, acrescenta Jarno Broeze.

 

Ainda mais preparado para terrenos acidentados

 

O Novo CF Off-Road conta com para-choque tripartido e em aço galvanizado, facilitando a sua eventual manutenção. A nova frente também cria uma identidade visual diferente do restante da linha CF, trazendo um aspecto ainda mais robusto. O modelo ganhou reforço na proteção do cárter, que se estende desde a frente até o final do cárter. O ângulo de ataque está maior (23 graus), garantindo ainda mais proteção na condução do caminhão.

 

A versão fora de estrada é oferecida com três opções de cabine: a Day, sem cama e teto baixo; a Sleeper, com cama; e a Space, a maior do segmento, com 2,23 m de altura interna. A opção mais espaçosa possui ainda os faróis Skylight, para melhor visibilidade em operações noturnas.

 

O interior da cabine acompanha as tecnologias das versões rodoviária e rígida, mas com acabamento e proteções antisujeira, como a capa vinílica nos bancos. O conforto é um dos grandes diferenciais do modelo off-road.

 

Com relação às características de segurança, o CF Off-Road também compartilha das tecnologias da versão rodoviária, como Controle de Estabilidade e o Assistente de Performance do Condutor.

 
A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação, e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR, e o site da empresa é www.paccar.com. 

 

Assessoria de Imprensa - DAF Caminhões Brasil

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