A DAF respeita a sua privacidade. Utilizamos cookies para diversos fins, como para a funcionalidade do site, para melhorar sua experiência em nosso site, para construir uma integração com redes sociais e para ajudar a direcionar atividades de marketing dentro e fora do nosso site. Ao continuar sua visita em nosso site, você concorda com o uso de cookies. No entanto, caso você queira personalizar suas preferências de cookies, clique em 'Alterar configurações' abaixo. Você pode retirar seu consentimento a qualquer momento. Para obter mais informações, visite nosso Aviso sobre cookies.

 
Download
  • quinta-feira, 6 de maio de 2021
  • Bellevue, Washington
  • PACCAR Inc.
 

PACCAR obtém receitas e lucros trimestrais positivos

Peterbilt e Kenworth lançam caminhões pesados e médios de próxima geração

“A PACCAR registrou receitas e lucro líquido muito bons no primeiro trimestre de 2021”, disse Preston Feight, CEO. “A PACCAR Parts obteve vendas e lucros trimestrais recordes devido à robusta atividade de frete, alta utilização de caminhões, investimentos em distribuição e tecnologia inovadora, tal como sua plataforma de e-commerce. A PACCAR Financial Services aumentou sua lucratividade devido à excelente qualidade do portfólio e à forte demanda por caminhões usados. Estou muito orgulhoso de nossos funcionários e de sua dedicação em fornecer produtos e serviços da mais alta qualidade aos nossos clientes”, complementa Feight.

 
Caminhões de última geração Kenworth T680 e Peterbilt modelo 579
Caminhões de última geração Kenworth T680 e Peterbilt modelo 579
 

O executivo acrescentou ainda que a demanda dos clientes por caminhões Kenworth, Peterbilt e DAF é muito forte. “As entregas de caminhões aumentaram no primeiro trimestre de 2021 em comparação com o quarto trimestre de 2020, apesar da falta de oferta de semicondutores que afeta a indústria automotiva. Peterbilt e Kenworth lançaram novos modelos de caminhões pesados e médios, que oferecem maior eficiência de combustível, sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e excelente conforto para o motorista. Além disso, a DAF começou a produzir caminhões elétricos CF este mês”, afirma Feight.

As receitas do primeiro trimestre de 2021 aumentaram para US$ 5,85 bilhões, em comparação com US$ 5,16 bilhões atingidos no primeiro trimestre de 2020. A PACCAR obteve lucro líquido de US$ 470,1 milhões (US$ 1,35 por ação diluída) no primeiro trimestre deste ano, o que representa um aumento de 31% em comparação com US$ 359,4 milhões (US$ 1,03 por ação diluída), no mesmo período do ano passado.

Destaques - Primeiro Trimestre de 2021

Os destaques dos resultados financeiros da PACCAR durante o primeiro trimestre de 2021 incluem:

  • Vendas e receitas líquidas consolidadas de US$ 5,85 bilhões;
  • Lucro líquido de US$ 470,1 milhões;
  • Recorde de receitas da PACCAR Parts de US$ 1,16 bilhão;
  • Lucro da PACCAR Parts antes dos impostos de US$ 251,3 milhões;
  • Receitas da PACCAR Financial Services de US$ 432,0 milhões e lucros antes dos impostos de US$ 76,4 milhões;
  • Despesas com pesquisa e desenvolvimento de US$ 80,1 milhões;
  • Investimentos de capital de US$ 94,2 milhões;
  • Fluxo de caixa das operações de US$ 536,9 milhões;
  • Caixa da indústria e títulos negociáveis de US$ 4,65 bilhões;
  • Patrimônio líquido de US$ 10,72 bilhões.

 

Mercados globais de caminhões

Harrie Schippers, Presidente e Diretor Financeiro, enfatizou que a tonelagem de frete está forte à medida que a economia dos EUA continua a crescer. Os pedidos de caminhões Classe 8 da Kenworth e da Peterbilt, nos EUA e Canadá, aumentaram quase 300%, no primeiro trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. A PACCAR estima que as vendas no varejo da indústria de caminhões Classe 8, dos EUA e Canadá, em 2021, estarão na faixa entre 260.000 e 290.000 caminhões.

A DAF atingiu robusta participação de mercado de 16,6% no segmento europeu acima de 16 toneladas no primeiro trimestre deste ano. “Os caminhões DAF oferecem valor excepcional aos clientes por meio de sua qualidade premium e excelente eficiência de combustível,” diz Harry Wolters, Presidente da DAF. Estima-se que em 2021 os registros da indústria europeia de caminhões no mercado acima de 16 toneladas estarão na faixa entre 260.000 e 290.000 caminhões.

A participação de mercado da DAF Brasil foi de 5,7% no segmento de caminhões acima de 16 toneladas no primeiro trimestre deste ano. Projeta-se que o mercado sul-americano de caminhões acima de 16 toneladas fique na faixa de 100.000 a 110.000 unidades este ano.

Kenworth e Peterbilt lançam novos modelos de caminhão da classe 8

A próxima geração de caminhões da Classe 8 Kenworth T680 e Peterbilt modelo 579 foi lançada no primeiro trimestre, oferecendo grandes melhorias em tempo de operação, tecnologia de conectividade, aerodinâmica, eficiência de combustível e conforto do motorista. Mike Dozier, Vice-Presidente Sênior, reforça que os novos Kenworth T680 e Peterbilt Modelo 579 são os caminhões mais aerodinâmicos da história da empresa. “Os operadores de frota e motoristas apreciarão a cabine mais silenciosa, display digital personalizável de 15" e a nova tecnologia ADAS para aumentar a segurança”, comenta Dozier. Os veículos da próxima geração apresentam novos designs exteriores com formato aerodinâmico otimizado e motores PACCAR MX-13 e MX-11 com transmissão PACCAR integrada, que oferecem eficiência de combustível de até 7%.

Kenworth e Peterbilt lançam novos modelos de caminhão de porte médio

Este mês, Peterbilt e Kenworth apresentaram novos modelos de caminhões Classe 5-7 com os melhores recursos da categoria, incluindo cabine oito polegadas mais larga com assento para três pessoas, uma cabine mais baixa para melhores condições de entrada e saída, ruído interno reduzido em até 50% e melhor visibilidade do motorista. Os novos veículos médios foram projetados para atender a uma ampla variedade de aplicações e podem ser personalizados com duas opções de altura do teto, três opções de capô e vários comprimentos de distância entre eixos. Os motores PACCAR PX-7 ou PX-9 para serviços de médio porte foram combinados com a recém-introduzida transmissão automática PACCAR TX-8 de 8 velocidades para fornecer até 380 HP e 1.000 libras/pés de torque. “As empresas de transporte rodoviário e leasing perceberão os excelentes benefícios de operar esses novos veículos médios Kenworth e Peterbilt, que oferecem desempenho excepcional ao longo de muitos anos de serviço”, disse Darrin Siver, Vice-Presidente Sênior.

PACCAR Parts obtém vendas e lucros trimestrais recordes

A PACCAR Parts obteve receita trimestral antes dos impostos de US$ 251,3 milhões no primeiro trimestre de 2021, que é 17% maior do que os US$ 214,7 milhões ganhos no mesmo período do ano passado. A PACCAR Parts obteve receita recorde no primeiro trimestre de US$ 1,16 bilhão, em comparação com os US$ 998,6 milhões relatados no mesmo período do ano passado. David Danforth, Vice-Presidente da PACCAR e Gerente Geral da PACCAR Parts, disse: “A PACCAR Parts obteve resultados recordes devido à robusta demanda de frete e utilização de caminhões, e investimentos contínuos em distribuição e tecnologia inovadora. A TRP dispõe de peças de todas as marcas e as lojas da TRP, bem como uma população crescente de veículos conectados com motores PACCAR MX contribuíram para os resultados. As vendas do comércio eletrônico aumentaram mais de 30% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, à medida que os clientes adotaram a conveniência da plataforma de comércio eletrônico da PACCAR Parts.”

Os 18 centros de distribuição de peças (PDCs) da PACCAR Parts oferecem suporte a mais de 2.200 locais de vendas, peças e serviços de revendedores DAF, Kenworth e Peterbilt. A PACCAR Parts planeja abrir um novo PDC de 24.154 m2 em Louisville, Kentucky, no próximo ano para aumentar ainda mais a disponibilidade de peças para clientes e revendedores.

PACCAR lança produção de caminhão elétrico

A DAF começou a produzir caminhões elétricos CF neste mês. Kenworth e Peterbilt vão lançar a produção de caminhões com emissões zero nos próximos meses.

A PACCAR definiu uma estratégia robusta de eletrificação de veículos que está implementando em fases, desde o teste do veículo até sua produção em alto volume. A empresa está concluindo uma fase de validação bem-sucedida, na qual Kenworth, Peterbilt e DAF completaram mais de 500.000 milhas de testes de campo em mais de 60 veículos. Neste trimestre, a PACCAR iniciou a próxima fase, que é a produção de caminhões elétricos a bateria para clientes para aplicações em portos, transporte de rejeitos e entrega local. Nessas aplicações, os caminhões retornam ao depósito todos os dias para recarga e têm autonomia otimizada para limitar o peso e o custo da bateria.

Um elemento importante da estratégia de eletrificação da PACCAR é garantir vários parceiros de tecnologia. A PACCAR oferece aos clientes baterias dos principais fornecedores de baterias, CATL e Romeo Power, para garantir que os clientes recebam a tecnologia ideal para sua aplicação específica. “A linha de produtos de emissão zero da PACCAR permite que o cliente selecione a melhor solução de tecnologia para seus negócios”, disse Kyle Quinn, Vice-Presidente Sênior.

 

A PACCAR Financial Services obtém aumento nos lucros e novos negócios sólidos

A PACCAR Financial Services (PFS) tem um portfólio de 203.000 caminhões e reboques, com ativos totais de US$ 15,53 bilhões. A PacLease, uma grande empresa de leasing de caminhões com serviço completo na América do Norte, Europa e Austrália, com uma frota de 38.000 veículos, está incluída neste segmento. A PFS obteve receitas de US$ 432,0 milhões no primeiro trimestre de 2021, em comparação com US$ 383,7 milhões no mesmo período do ano passado. A PFS obteve renda antes dos impostos de US$ 76,4 milhões no primeiro trimestre deste ano em comparação com US$ 48,3 milhões no primeiro trimestre de 2020. “A PFS obteve bons resultados no primeiro trimestre devido a novos empréstimos robustos e negócios de leasing de US$ 1,3 bilhão , excelente qualidade de portfólio e preços otimizados em caminhões usados. A PFS está alavancando investimentos em seus 12 centros de caminhões usados em todo o mundo para vender um número maior de caminhões usados a preços de varejo mais elevados”, afirma Todd Hubbard, Vice-Presidente. Espera-se que uma nova instalação de caminhões usados da PFS seja inaugurada ainda este ano em Madri, na Espanha. Os valores de revenda de caminhões Kenworth e Peterbilt têm ágio de 10% a 20% sobre os caminhões dos concorrentes.

“O problema da falta de oferta de semicondutores tem um lado positivo ao aumentar a demanda por caminhões usados prontamente disponíveis. Os clientes que precisam de caminhões gostam de comprar veículos usados Kenworth e Peterbilt de alta qualidade”, comenta Ken Roemer, Presidente da PacLease.

"O forte balanço patrimonial da PACCAR, complementado por suas classificações de crédito A+ / A1, permitem que a PFS ofereça financiamento de varejo competitivo para revendedores da Kenworth, Peterbilt, DAF e clientes em 26 países em quatro continentes", disse Craig Gryniewicz, presidente da PACCAR Financial Corp. A PACCAR Financial Services tem excelente acesso aos mercados de dívida, emitindo títulos comerciais de curto prazo regularmente e US$ 757 milhões em notas promissórias de três e cinco anos durante o primeiro trimestre de 2021.

Investimentos de Capital e P&D em produtos, tecnologias e instalações

Os excelentes lucros de longo prazo da PACCAR, seu forte balanço patrimonial e foco consistente em qualidade, tecnologia e produtividade permitiram à empresa investir US$ 7,3 bilhões em instalações novas e ampliadas, produtos inovadores e novas tecnologias durante a última década. “As despesas de capital estão projetadas entre US$ 575 milhões e US$ 625 milhões e as despesas com pesquisa e desenvolvimento estão estimadas entre US$ 350 milhões e US$ 375 milhões este ano. A PACCAR está investindo em modelos de caminhões aerodinâmicos, trens de força integrados, incluindo tecnologias de células de combustível a diesel, elétricas, híbridas e de hidrogênio, bem como assistência avançada ao motorista e sistemas autônomos, serviços de veículos conectados e recursos de fabricação e distribuição de última geração”, disse John Rich, Diretor de Tecnologia.

A PACCAR realizou uma teleconferência com analistas de valores mobiliários para discutir os lucros do primeiro trimestre em 27 de abril de 2021. O Webcast estará disponível em uma base gravada até 4 de maio de 2021. As ações da PACCAR são negociadas na Bolsa de Valores Nasdaq, símbolo PCAR. A homepage é www.paccar.com.

Este comunicado contém “declarações prospectivas” de acordo com o significado da Private Securities Litigation Reform Act. Essas declarações estão baseadas nas expectativas atuais da administração e estão sujeitas a incertezas e mudanças nas circunstâncias. Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles incluídos neste comunicado devido a uma variedade de fatores. Mais informações sobre esses fatores estão contidas nos arquivos da PACCAR junto à Comissão de Valores Mobiliários.

Contatos de Imprensa

Você é jornalista e tem alguma pergunta/solicitação? Entre em contato com:

Gabriela Kosvoski

Departamento de Marketing e Comunicação DAF Caminhões
Email: gabriela.kosvoski@daftrucks.com

Assessoria de Imprensa e Relações Públicas: CDI Comunicação: daf@cdicom.com.br

Carolina Piepke
Coordenadora de Atendimento à Imprensa - CDI Comunicação
+55 11 99965-1034

Para questões gerais sobre a DAF Caminhões, clique aqui Fale Conosco