PACCAR-model-range-FW

PACCAR atinge recorde trimestral de receitas e lucros

Aumento das entregas de novos modelos de caminhões e resultados recordes da PACCAR Parts

 
  • terça-feira, 26 de julho de 2022
  • Bellevue, Washington
  • PACCAR Inc.
 

“A PACCAR obteve receitas e lucro líquido recorde no segundo trimestre de 2022 devido ao aumento das entregas de novos modelos de caminhões, excelentes margens brutas e resultados recorde da PACCAR Parts", disse Preston Feight, diretor executivo. "A PACCAR Parts obteve vendas e lucros trimestrais recordes devido à alta utilização de caminhões e ao desempenho logístico líder da indústria que melhorou o tempo de atividade do cliente. A PACCAR Financial Services proporcionou excelente rentabilidade devido a seu portfólio de alta qualidade e aos fortes preços dos caminhões usados. Estou muito orgulhoso de nossos funcionários por entregarem caminhões e soluções de transporte da mais alta qualidade aos nossos clientes”.

 

A PACCAR obteve um lucro líquido de US$720,4 milhões (US$2,07 por ação diluída) no segundo trimestre, um aumento de 45% em comparação com os US$495,5 milhões (US$1,42 por ação diluída) obtidos no mesmo período do ano passado. A receita líquida de vendas e serviços financeiros do segundo trimestre foi de US$ 7,16 bilhões, em comparação aos US$ 5,84 bilhões alcançados no segundo trimestre de 2021. A PACCAR obteve margem bruta de 14,4% para Caminhões, Peças e Outros, em comparação com 13,5% no mesmo período do ano passado.

A PACCAR relatou lucro líquido de US$ 1,32 bilhões (US$ 3,79 por ação diluída) no primeiro semestre, em comparação com US$ 966,3 milhões (US$ 2,77 por ação diluída), obtidos nos primeiros seis meses do ano passado. A receita líquida de vendas e serviços financeiros para os primeiros seis meses de 2022 foi de US$ 13,63 bilhões, em comparação com os US$ 11,69 bilhões obtidos no ano passado. 

 

Dividendos Trimestrais

O Conselho de Administração da PACCAR declarou dividendo trimestral regular de trinta e quatro centavos (US$,34) por ação, pagável em 7 de setembro de 2022, aos acionistas registrados no encerramento dos negócios em 17 de agosto de 2022.

 

Destaques Financeiros - Segundo Trimestre de 2022

Os destaques dos resultados financeiros do PACCAR para o segundo trimestre de 2022 incluem:

  • Vendas líquidas e receitas de 7,16 bilhões de dólares.
  • Receita líquida de $720,4 milhões.
  • Entrega global de 46.900 unidades de caminhões.
  • Receita da PACCAR Parts de US$ 1,43 bilhão.
  • Receita da PACCAR Parts antes de impostos de $353,3 milhões de dólares.
  • Receita da PACCAR Financial Services antes de impostos de US$144,4 milhões.
  • Caixa de Produção e de títulos negociáveis no valor de US$ 4,69 bilhões.
  • Caixa gerado por operações de $638,2 milhões de dólares.
  • Capital próprio de US$12,52 bilhões.

 

Destaques Financeiros - Primeiro Semestre de 2022

Os principais resultados financeiros da PACCAR para os primeiros seis meses de 2022 incluem:

  • Vendas líquidas e receitas de US$ 13,63 bilhões.
  • Receita líquida de US$ 1,32 bilhão.
  • Investimentos de capital de US$234,5 milhões e despesas com P&D de US$158,4 milhões.
  • Receita da PACCAR Parts antes dos impostos de $693,5 milhões de dólares.
  • Receita da PACCAR Financial Services antes dos impostos de US$ 291,4 milhões.
  • Caixa gerado por operações de US$ 1,10 bilhão.
  • Emissões de notas de médio prazo de US$ 1,63 bilhão.

 

Mercados Globais de Caminhões Estão Fortes

"Forte tonelagem de carga, excelente utilização de caminhões da indústria e demanda contínua dos clientes pelos novos caminhões da Kenworth e Peterbilt foram destaque no segundo trimestre. Os clientes apreciam a maior eficiência de combustível e a tecnologia avançada dos novos caminhões pesados e médios da Kenworth e Peterbilt", comentou Darrin Siver, Vice-Presidente Sênior. As vendas de varejo da classe 8 da indústria nos Estados Unidos e Canadá estão estimadas em uma faixa de 260.000-290.000 caminhões este ano. A participação da Kenworth e da Peterbilt no mercado de vendas a varejo da Classe 8 é de 29,4% até o momento.

 Photo-01-Peterbilt-579-Ultraloft

Caminhão Peterbilt 579

"A faixa inovadora dos novos caminhões premium da DAF resultou em excelente demanda e aumento na participação de mercado da DAF na Europa, acima de 16 toneladas até 17,5%", compartilhou Harry Wolters, Presidente da DAF. "Os novos caminhões DAF estão proporcionando a maior eficiência de combustível da indústria, o que é atraente para nossos clientes diante do aumento dos custos de energia". Estima-se que os licenciamentos da indústria europeia de caminhões no segmento acima de 16 toneladas estão na faixa de 270.000-300.000 veículos este ano.

Mike Dozier, Vice-Presidente Sênior, disse: "O mercado sul-americano de caminhões acima de 16 toneladas é robusto, estando este ano e na faixa de 125.000-135.000 unidades". A participação de mercado da DAF Brasil foi de 6,9% no segmento de caminhões acima de 16 toneladas nos primeiros seis meses deste ano.

 

PACCAR Demonstra Liderança em Zero Emissões

Um caminhão elétrico DAF CF tornou-se o primeiro caminhão pesado elétrico com bateria a chegar ao cume da montanha mais alta da Áustria, na estrada alpina Grossglockner. O veículo exibiu excelente potência e manobrabilidade através de 30 milhas, 36 curvas fechadas e com grau de 12%. O DAF CF Electric é utilizado pelos clientes em aplicações como distribuição regional, coleta de lixo e dragagem portuária. John Rich, chefe de tecnologia, disse: "O DAF CF Electric demonstra a liderança da PACCAR em veículos elétricos a bateria. A PACCAR aumentou a produção de veículos elétricos este ano, com várias centenas de unidades com reserva em carteira".

 Photo-2-DAF-CF-Electric-conquers-Europes-most-challenging-mountain-pass

Caminhão Elétrico DAF CF na Estrada Alpina Grossglockner

 

PACCAR Peças Obtém Recorde Trimestral de Receitas e Lucros

A PACCAR Parts obteve uma receita trimestral antes dos impostos de US$ 353,3 milhões no segundo trimestre de 2022, 32% superior aos US$ 266,8 milhões obtidos no mesmo período do ano passado. A PACCAR Parts alcançou uma receita no segundo trimestre de US$ 1,43 bilhões, em comparação com os US$ 1,21 bilhões registrados no mesmo período do ano passado. A receita do primeiro semestre de 2022 da PACCAR Parts foi de US$ 2,82 bilhões, comparada aos US$ 2,37 bilhões no mesmo período do ano passado. A PACCAR Parts alcançou lucro antes dos impostos de US$ 693,5 milhões nos primeiros seis meses de 2022, comparado aos US$ 518,4 milhões obtidos nos primeiros seis meses de 2021.

"A maior utilização de caminhões pelos clientes e a maior idade média da frota contribuíram para os resultados recorde da PACCAR Parts. As soluções de tecnologia avançada da PACCAR Parts aumentam o tempo de atividade dos clientes ao fornecer suporte logístico otimizado a partir de 18 PDCs estrategicamente localizados", observou Laura Bloch, Vice-Presidente da e Gerente Geral da PACCAR Parts. "Os programas inovadores da PACCAR Parts incluem peças de todos os fabricantes de TRP, 250 lojas independentes de TRP, estoque gerenciado de revendedores e tecnologia inovadora de comércio eletrônico". O crescente negócio de TRP é projetado para aumentar o negócio da PACCAR Parts, oferecendo componentes TRP de alta qualidade para caminhões PACCAR mais antigos, bem como veículos fabricados por outras empresas".

Os PDCs globais da PACCAR Parts dão suporte de vendas, peças e locais de serviço a mais de 2.200 revendedores da DAF, Kenworth e Peterbilt. A PACCAR Parts abrirá um novo PDC de 24.154 metros quadrados em Louisville, Kentucky, no terceiro trimestre, para aumentar ainda mais a disponibilidade de peças para clientes e revendedores.

  Photo-3-TRP-STORE-MADRID

Loja de Peças TRP

 

Empresas de Serviços Financeiros Obtêm Excelentes Resultados

A PACCAR Financial Services (PFS) obteve receita antes dos impostos de US$144,4 milhões no segundo trimestre deste ano em comparação com US$106,5 milhões no segundo trimestre de 2021. A PFS alcançou uma receita de US$372,5 milhões no segundo trimestre de 2022 em comparação com US$456,3 milhões no mesmo período do ano passado. Nos primeiros seis meses de 2022, a PFS obteve uma receita antes dos impostos de US$291,4 milhões em comparação com os US$182,9 milhões do ano passado. A receita do primeiro semestre de 2022 foi de US$ 738,7 milhões em comparação com US$ 888,3 milhões no mesmo período do ano passado. Todd Hubbard, Vice-Presidente, disse: "A PFS alcançou excelentes resultados no segundo trimestre devido ao seu portfólio de alta qualidade e ao forte desempenho dos caminhões usados. Os operadores de frotas e motoristas apreciam as muitas vantagens dos caminhões usados Peterbilt, Kenworth e DAF, incluindo durabilidade e confiabilidade excepcionais". Uma nova instalação de caminhões usados da PFS será inaugurada este ano em Madri, na Espanha. Os valores de revenda de caminhões Kenworth e Peterbilt possuem um ágio de 10-20% sobre os caminhões dos concorrentes.

A PFS tem uma carteira de 210.000 caminhões e reboques, com ativos totais de US$ 16,04 bilhões. A PacLease, uma grande empresa de leasing de caminhões de serviço completo na América do Norte, Europa e Austrália com uma frota de 39.000 veículos, está incluída neste segmento.

 Photo-4-Madrid-Used-truck-Center

Centro de Caminhões Usados da PACCAR Financial em Madrid, na Espanha (Renderização)

"O balanço sólido da PACCAR, complementado por suas classificações de crédito A+/A1, permite à PFS oferecer financiamento de varejo competitivo aos revendedores e clientes da Kenworth, Peterbilt e DAF em 26 países em quatro continentes", disse Craig Gryniewicz, presidente da PACCAR Financial Corp. A PACCAR Financial Services tem excelente acesso aos mercados de dívida, emitindo regularmente papel comercial e $1,63 bilhões de notas de dois, três e cinco anos de prazo durante o primeiro semestre de 2022.

 

Investimentos de Capital e P&D em Produtos, Tecnologias e Instalações

Os excelentes lucros a longo prazo da PACCAR, balanço sólido e foco consistente na qualidade, tecnologia e produtividade permitiram à empresa investir 7,3 bilhões de dólares em novas e ampliadas instalações, produtos inovadores e novas tecnologias durante a última década. Os investimentos de capital estão estimados em uma faixa de US$425 a US$475 milhões, e as despesas de pesquisa e desenvolvimento estão na faixa de US$330 a US$350 milhões, este ano. "A PACCAR está aumentando seu investimento em tecnologias limpas de diesel e de transmissão de energia elétrica, sistemas autônomos, serviços de veículos conectados, capacidade de fabricação de próxima geração e distribuição de peças", disse Harrie Schippers, Presidente e Diretor Financeiro. "No segundo trimestre, a Kenworth iniciou a construção de uma expansão de 105.000 pés quadrados de última geração em sua fábrica de caminhões em Chillicothe, Ohio".

Este comunicado contém "declarações prospectivas" dentro do significado do Private Securities Litigation Reform Act. Essas declarações são baseadas nas expectativas atuais da administração e estão sujeitas a incertezas e mudanças nas circunstâncias. Os resultados reais podem diferir materialmente daqueles incluídos nestas declarações, devido a uma variedade de fatores. Mais informações sobre estes fatores estão contidas nos arquivos do PACCAR junto à Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio.


DAF Caminhões Brasil

Departamento de Comunicação e Marketing

 

Gabriela Kosvoski 

gabriela.kosvoski@daftrucks.com

 

Assessoria de Imprensa

BRCom Comunicação Corporativa 

 

Priscilla Rosa 

priscilla.rosa@grupoprinter.com.br

(11) 98654-0104

 

 
A PACCAR é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados, de alta qualidade, sob as marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A PACCAR também projeta e produz motores avançados a diesel, fornece serviços financeiros e de tecnologia da informação, e distribui peças para caminhões relacionadas a seus principais negócios. As ações da PACCAR são negociadas no mercado Nasdaq GlobalSelect, com o símbolo PCAR, e o site da empresa é www.paccar.com.