ProudDAF - Monique Barbosa

Monique Barbosa

Analista de Comércio Exterior Sênior

 

“Eu entrei na DAF no começo das operações no Brasil, e encarei isso como uma oportunidade de desenvolvimento”

 

Após seis anos trabalhando na área de Comércio Exterior da DAF, e após ter sido a primeira pessoa a conseguir a certificação em Black Belt através da DAF Brasil, Monique agora está com as malas prontas para Eindhoven, na Holanda, para trabalhar na matriz da DAF Trucks. “Quero fazer a diferença para a DAF e poder contribuir com os dois países, agregando valor para ambos”.

Garota do interior de São Paulo, da cidade de Itapeva, Monique se mudou para Ponta Grossa para cursar Administração com ênfase em Comércio Exterior pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, e acabou ficando na região para trabalhar. “Estudei e fiz estágio em Ponta Grossa, mas meu primeiro emprego fixo foi em Curitiba. Eu já tinha a vontade de voltar para PG e, quando surgiu a oportunidade na DAF, eu não tive dúvidas”.

Monique entrou na DAF Brasil em 2015, com 23 anos, e, desde então, fez diversos treinamentos através da DAF e se destacou no desenvolvimento de projetos e na criação de procedimentos, voltados à otimização de tempo, redução de custo e melhoria de processos. “Eu entrei na DAF no começo das operações no Brasil, e encarei isso como uma oportunidade de desenvolvimento profissional. Foi muito importante fazer parte da implementação de diversos processos logísticos”. Agora, mudando de país, com a chance de adquirir ainda mais conhecimento e trazer melhorias para o Brasil, Monique se sente confiante. “Eu estou buscando o meu crescimento profissional, e sei que fiz minha parte no Brasil. Eu me sinto orgulhosa, porque sei que estou deixando o meu legado”.

Em 2019, Monique também teve a oportunidade de aplicar um treinamento na Holanda. Mas seu maior destaque foi a certificação em Black Belt, da metodologia Lean Six Sigma. Monique foi a primeira pessoa a conseguir a certificação pela DAF Brasil, em curso ministrado por Guilherme Luck, Gerente de Black Belt da DAF Brasil. “Em 2019, fui convidada a fazer o curso na DAF. Foram quatro meses de aulas, sendo uma semana por mês em regime integral, com provas a cada etapa. Tive um grande incentivo por parte da minha gestão, o que foi essencial. Para obter a certificação, é necessário apresentar três projetos com determinado nível de complexidade, e eu consegui entregá-los em 2020. Estou muito orgulhosa por isso”.

E este foi um passo importante para sua carreira. “Não é um processo simples, eu tinha que estudar até madrugada para conseguir dar conta das matérias. Mas valeu a pena eu persistir, e isso contou como um peso a mais para eu conseguir a vaga na Holanda”. Em setembro, Monique assumirá o cargo de Planejadora de Materiais, trabalhando como facilitadora para a planta do Brasil. “A vontade de trabalhar e morar fora foi surgindo com o amadurecimento, e tenho certeza que aconteceu na hora certa. Vai ser um desafio, porque é uma área nova para mim, mas estou muito feliz e grata pela oportunidade”.

Monique Barbosa,

Analista de Comércio Exterior Sênior

 
ProudDAF