ProudDAF - Romero Kuka

Romero Kuka

Líder de Qualidade DAF Brasil

 

“Minhas dificuldades serviram como motivação e tenho muito orgulho disso”

 

De jogador de futebol profissional a Líder de Qualidade em uma montadora de caminhões. Romero Kuka foi da primeira turma de Aprendizes da DAF, de maio de 2017. “Eu sou ex-jogador de futebol. À época, estava trabalhando em um mercado, como empacotador. Lembro de ter visto um post sobre o programa no Facebook da DAF, e pensei que poderia ser uma ótima oportunidade para mim. Mas eram mais de 500 candidatos e somente 15 vagas. Quando recebi a notícia, nem acreditei que fui um dos escolhidos”.

Natural de Castro, no Paraná, o primeiro contato de Romero com um caminhão foi com o avô de sua esposa. “No começo do meu relacionamento, eu ajudava o avô da minha esposa com o caminhão dele, já que ele era caminhoneiro. Mas nunca imaginei trabalhar em uma montadora de caminhões. A vida dá voltas!”.

Romero, hoje com 23 anos, viu sua vida mudar radicalmente em um curto período. “Além de ter mudado de profissão, minha vida pessoal mudou completamente desde que eu entrei na DAF. Eu tive um filho, o Davi – quem nasceu, inclusive, dois dias após eu iniciar como aprendiz –, eu me casei, eu me mudei de casa, comprei um carro, enfim, alcancei vários objetivos da minha vida pessoal e continuo alcançando meus objetivos profissionalmente. Em quatro anos, cresci e amadureci muito”. Romero também se formará em Gestão de Produção Industrial e está estudando inglês. “É muito bom saber que me tornei um exemplo para outros jovens”.

O Programa Jovem Aprendiz DAF segue uma rota de aprendizagem, que dura um ano e meio. “Eu passei pelas áreas de produção, engenharia, motor, chassi e cabine. Quando me dei conta, já tinha passado por todas as áreas produtivas dentro da fábrica da DAF. Isso me fez aprender bastante, adquirir um amplo conhecimento sobre o nosso caminhão, sempre sendo incentivado pela DAF”.

Após dois anos como operador, no final de 2020, Romero foi promovido para Líder de Qualidade. “Hoje, meu maior desafio é a gestão de pessoas. Sou líder de uma equipe de sete funcionários, dentre aprendizes, operadores e trainees. Há, inclusive, pessoas mais velhas do que eu no meu time. Mas estou sendo bem preparado e treinado pela DAF”.

Para quem começou do zero, Romero sabe que a luta não foi fácil. “Não tem receita, é sair de casa sabendo que vai ter que se esforçar. Minhas dificuldades serviram como motivação e tenho muito orgulho disso”. Para ele, fazer parte do Programa Jovem Aprendiz DAF contribui muito para a carreira profissional. “A DAF se importa com os jovens aprendizes, se preocupa em nos manter motivados, nos dando treinamentos e suporte. O programa abrange várias áreas, então se você não se der bem aqui, vai se dar bem em outro lugar”.

Romero Kuka,

Líder de Qualidade

 
ProudDAF