
Veículos Elétricos Híbridos
O melhor de dois mundos
Veículos HEV ou Elétricos Híbridos - eles combinam o melhor de dois mundos: totalmente elétricos em áreas urbanas e tecnologia diesel limpa em todos os outros lugares. A DAF tem testado essa tecnologia muito promissora na Europa, que tem a importante vantagem de ser adaptável a quase todas as situações.

DAF CF Hybrid
Os caminhões DAF CF Hybrid Innovation atualmente sendo testados no campo estão equipados com um motor a diesel PACCAR MX-11 de 10,8 l (até 330 kW / 450 hp) e um motor elétrico ZF (75 kW / 100 hp, potência de pico: 130 kW / 175 pk) integrado com uma caixa de câmbio ZF TraXon especial para transmissões híbridas. O motor elétrico é acionado por uma bateria de 85 kWh que recarrega quando o motor a diesel está sendo usado. Com a bateria totalmente carregada, o caminhão - dependendo do peso total - tem autonomia elétrica de até 50 quilômetros, mais do que suficiente para viajar dentro e fora das áreas urbanas.
Fora da cidade, o CF Hybrid é movido pelo motor a diesel PACCAR MX-11 limpo e eficiente, que oferece uma longa faixa de operação. A energia gerada pelo freio de escape e pelo controle de velocidade em ladeira é usada pelo motor elétrico para fazer backup do motor diesel. Isso é muito benéfico em termos de consumo de combustível e emissões de CO₂ quando o motor diesel estiver em uso.
Atendendo regulamentos de emissões mais rígidos
As soluções híbridas também permitem que os operadores atendam às regulamentações de emissões cada vez mais rígidas. De 2025 em diante, várias cidades europeias permitirão apenas veículos comerciais com emissão zero nos centros das cidades. Para caminhões pesados e médios que acumulam a maior parte de sua quilometragem fora de áreas urbanas, a tecnologia híbrida é a solução perfeita para essa restrição. Dirigir um caminhão totalmente elétrico garante emissões zero em centros urbanos, enquanto a tecnologia de diesel limpo oferece o máximo de alcance e flexibilidade fora das cidades.


Tecnologia híbrida da DAF
A DAF na Europa tem um longo histórico de tecnologia híbrida. Em 2010, desenvolvemos o LF Hybrid que tinha um alcance totalmente elétrico de 2 km. Nosso XF Hybrid experimental foi desenvolvido em 2012 e era capaz de rodar 1,5 km de modo totalmente elétrico. O DAF Convenient, em homenagem a um projeto financiado pela UE em 2016, era um veículo de teste híbrido que alcançou eficiência de combustível aprimorada e uma autonomia totalmente elétrica de 3 a 6 quilômetros. Em 2017, o projeto EcoChamps da UE produziu um híbrido com melhor eficiência de combustível e uma autonomia totalmente elétrica de 10 quilômetros com custo e peso reduzidos.