
Hidrogênio
Uma opção de longo prazo para movimentar caminhões
O hidrogênio não é atualmente considerado uma solução para o transporte em grande escala de cargas úteis elevadas. Mas como a legislação exigirá que 20% de nossa produção seja livre de emissões até 2030, o hidrogênio terá um papel importante no futuro na indústria de transporte.
Movendo caminhões com hidrogênio
O hidrogênio é certamente uma opção de longo prazo para movimentar caminhões. Na verdade, existem duas opções diferentes:
- uma célula de combustível que usa hidrogênio para gerar eletricidade para alimentar o motor elétrico
- ou usando hidrogênio como combustível para o motor de combustão.
Em ambos os casos, é possível uma redução de 100% nas emissões de CO2 com o uso de hidrogênio verde.
Testes iniciais
Junto com a Toyota e a Shell, o Grupo PACCAR, o qual a DAF faz parte, tem explorado várias opções de hidrogênio. Os primeiros caminhões movidos a hidrogênio já foram testados no porto de Los Angeles. Se queremos um avanço real com este tipo de tecnologia no futuro, é essencial que os primeiros passos sejam dados agora. E é exatamente isso que estamos fazendo.
Desvantagens atuais
Por mais promissor que isso possa parecer, a tecnologia de transmissão para caminhões movidos a hidrogênio ainda está em estágio experimental e, portanto, muito cara. Além disso, o hidrogênio está disponível apenas em quantidades limitadas e deve ser comprimido sob pressão muito alta (700 bar) a temperaturas extremamente baixas (-253 graus Celsius). Também não há infraestrutura de distribuição instalada no momento. De acordo com a DAF, levará pelo menos mais 5 a 10 anos antes que o hidrogênio possa ser usado em grande escala.
Hidrogênio cinza e verde
Existem várias maneiras de produzir hidrogênio. Uma delas envolve a degradação dos combustíveis fósseis, que produzem CO2 e hidrogênio. Esse hidrogênio é chamado de 'cinza' porque é gerado a partir de um combustível fóssil. Outra maneira muito mais limpa de produzir hidrogênio é por meio da eletrólise. Isso envolve a passagem de uma corrente elétrica pela água, que produz oxigênio e hidrogênio "verde" limpo. Infelizmente, apenas 10% da produção atual de hidrogênio é obtida por meio da eletrólise. A maior parte do hidrogênio é atualmente produzida a partir do carvão e do gás natural por meios químicos, o que significa mais CO2.