Susana Souza
Operadora de Qualidade na DAF Brasil
“Você se dedicando, estudando e se adaptando, você vai adquirindo experiência e trabalhando cada dia melhor”
Susana Souza adora trabalhar com Qualidade. Trabalhando na DAF há três anos como Operadora da Qualidade, Susana se dedica a aprender tudo sobre sua profissão, estudando procedimentos e regras. E ela é boa nisso, não deixando suas deficiências auditiva e visual a afetarem. “No começo, eu ficava pensando ‘será que eu vou ter alguma dificuldade?’, porque operador de Qualidade precisa enxergar bem... Como nem todo mundo sabe que eu não tenho a visão em um dos meus olhos, fico muito orgulhosa quando meus colegas me falam ‘você enxerga muita coisa’, ‘você tem olho biônico’, ‘você não deixa passar nenhum detalhe!’. Tem gente com os dois olhos que não enxerga metade do que eu consigo ver!”.
“Cada dia a gente aprende mais, e é muito importante compartilhar experiência com os colegas. Aprendi que devo prestar atenção nos erros para fazer melhor amanhã. Quando você erra, você trabalha com esse erro para não errar mais, não deixar isso passar novamente. É uma melhoria contínua. Você se dedicando, estudando e se adaptando, você vai adquirindo experiência e trabalhando cada dia melhor”. Como parte da sua dedicação à área da Qualidade, Susana se tornou acadêmica do curso superior em Gestão da Qualidade, pela Wyden, com previsão de conclusão ainda em 2021.
Mas nem tudo é tão simples assim. “Antes de vir para Ponta Grossa, eu morei por 7 anos em Aracaju, em Sergipe, com meu marido e, depois, com minha filha, Anni Gabrielli, que nasceu lá. Mas meu pai adoeceu e resolvemos nos mudar para mais perto dele. Então vendemos quase todas as nossas coisas e, o que não vendemos, colocamos no carro e viemos para Ponta Grossa, numa viagem de mais de 2.500 km. Não foi nada fácil”. Assim, Susana começou a procurar emprego. “Eu já havia trabalhado na área da Qualidade em uma empresa pequena, no ramo de cabeamento. Então fui chamada para a entrevista na DAF e fiquei muito animada com a oportunidade e com a possibilidade de trabalhar com um segmento tão legal que é o de caminhões, e em uma área tão importante como a da Qualidade”.
Pouco tempo depois, seu marido também conseguiu emprego na DAF. “Fico muito feliz que meu marido, Darlan, também tenha conseguido uma oportunidade na empresa, mas na divisão de PACCAR Parts. A empresa nos acolheu e, graças a isso, conseguimos nos estabelecer na cidade”. E essa parceria do casamento vai para além da família e empresa. “Enquanto eu estou cursando Gestão da Qualidade, meu marido está cursando Gestão de Logística, que é a área que ele trabalha. No ano que vem, pretendemos cursar inglês juntos também. Somos muito parceiros um do outro”.
Susana conta que sua filha, hoje com 6 anos de idade, sonha em, um dia, trabalhar na DAF. “Acho engraçado que a Anni sempre fala que, quando crescer, quer trabalhar na DAF conosco. Ela já teve a oportunidade de vir conhecer a empresa, e se apaixonou. Não pode ver um DAF na rua, que fala: ‘olha, mãe, o que você fez!’”.
Susana Souza,
Operadora de Qualidade na DAF Brasil